PUBLICIDADE

América Latina

Queda de helicóptero mata 15 policiais na Colômbia

Aeronave caiu durante operação contra narcotraficantes; as causas do acidente ainda estão sendo investigadas

4 ago 2015 - 16h20
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 15 policiais colombianos morreram nesta terça-feira devido à queda de um helicóptero que participava de uma operação contra a quadrilha narcotraficante Clã Úsuga, no noroeste do país, informaram fontes oficiais.

A aeronave, tipo Blackhawk, viajava entre as cidades de Carepa e Chigorodó e caiu na região de Urabá por causas que ainda são investigadas.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Os agentes faziam parte do comando da selva da polícia, uma equipe de elite especializada em operações nesse tipo de região. Entre os mortos estão dois capitães, um subtenente, dois suboficiais e dez patrulheiros.

A polícia está há meses realizando várias operações contra o Clã Úsuga, o maior grupo criminoso do país, criado após a desmobilização da organização paramilitar Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

O principal reduto do Clã Úsuga fica na região de Urabá, onde caiu o helicóptero com os policiais colombianos.

Segundo a imprensa local, a operação tinha como objetivo prender o líder do clã, Dairo Antonio Úsuga, mais conhecido como "Otoniel".

No último sábado, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que o Clã Úsuga será eliminado pelas autoridades e terá o mesmo destino que outros, como o cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar.

O comandante da polícia, general Rodolfo Palomino, expressou condolências através do Twitter.

"Com profunda dor, quero informar que 15 irmãos policiais morreram enquanto viajavam em um helicóptero em Urabá", disse Palomino na mensagem divulgada pela rede social.

Na última sexta-feira, um avião da Força Aérea Colombiana (FAC) caiu em uma região rural do município de Agustín Codazzi, no norte do país, matando 11 militares.

Filho lança livro e fala da relação com Pablo Escobar:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade