PUBLICIDADE

América Latina

Protestos na Venezuela deixam seis pessoas feridas

Os protestos ocorreram em Táriba, nas proximidades de San Cristóbal, capital do estado de Táchira, na fronteira com a Colômbia

2 set 2014 - 08h46
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes na Venezuela vão às ruas contra a implementação de sistema biométrico em supermercados
Manifestantes na Venezuela vão às ruas contra a implementação de sistema biométrico em supermercados
Foto: GEORGE CASTELLANOS / AFP

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, um delas a tiros, nos protestos registrados nas últimas horas na Venezuela contra a implementação de um sistema biométrico nos supermercados para controlar as compras de produtos e combater o contrabando.

Os protestos ocorreram em Táriba, nas proximidades de San Cristóbal, capital do estado de Táchira, na fronteira com a Colômbia, onde nos últimos dias foram registradas várias manifestações contra políticas do governo.

Segundo a organização não governamental Foro Penal Venezuelano, cinco cidadãos ficaram feridos em confrontos com agentes de segurança, que dispersaram várias vezes os manifestantes com balas de borracha. Um cidadão foi ferido a tiro no abdômen, mas não há informação se participava ou não diretamente dos protestos.

San Cristóbal foi a localidade onde, em fevereiro deste ano, começou uma série de protestos contra o governo, que depois se expandiram para outras cidades e que, entre fevereiro e maio, deixaram 43 mortos e centenas de feridos em várias regiões.

As autoridades venezuelanas anunciaram, no dia 19 de agosto, que vão instalar um sistema de controle biométrico nos supermercados públicos e privados, para controlar compras recorrentes do mesmo produto pelo mesmo cliente e combater o contrabando.

O sistema biométrico deverá estar em funcionamento até o fim de novembro e consiste na atribuição de um cartão com os dados do cliente, que estará associado às suas impressões digitais e à base de dados de cidadãos do Conselho Nacional Eleitoral (CNE). A instalação do sistema ocorre no momento em que os venezuelanos se queixam de dificuldades para conseguir muitos produtos.

De acordo com o governo, 40% dos produtos básicos, cujo preço máximo está regulado pelo Estado, são contrabandeados para a vizinha Colômbia, onde os valores são até dez vezes maiores que na Venezuela.

Além de alimentos básicos, outros produtos são levados de maneira ilegal para a Colômbia, entre eles milhares de litros de combustível.

Em 11 de agosto, a Venezuela enviou pelo menos 17 mil militares para a fronteira com a Colômbia, como uma das medidas para combater o contrabando de bens essenciais e de combustível, que gera prejuízos para os dois países. Os militares foram enviados horas antes de a Venezuela fechar, pela primeira vez, a fronteira do estado de Táchira com a Colômbia.

A Venezuela proibiu o trânsito, no território nacional, de alimentos, bens de higiene pessoal, medicamentos, materiais para a construção civil e produtos acabados, com fins de exportação.

Entenda a crise na Venezuela Entenda a crise na Venezuela: inflação, desabastecimento, violência e mais

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade