PUBLICIDADE

América Latina

Processo na Justiça espanhola acusa cubanos de matarem dissidente

19 ago 2013 - 20h04
(atualizado às 22h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A família de um influente dissidente cubano morto em um suposto acidente de carro na ilha no ano passado anunciou na segunda-feira a abertura de um processo judicial na Espanha contra dois militares cubanos que eles acusam de envolvimento na morte.

Alguns parentes de Oswaldo Payá afirmam que agentes do governo cubano jogaram o carro dele para fora de uma estrada, embora o espanhol Angel Carromero, que estava dirigindo, tenha sido condenado no ano passado pela Justiça cubana por imprudência ao volante.

Payá, um dos mais importantes líderes da pequena oposição cubana, tinha nacionalidade espanhola, e por isso as autoridades da Espanha podem investigar sua morte, mesmo tendo ocorrido no exterior.

A Alta Corte espanhola não confirmou a abertura do processo. Uma vez protocolado, ele deve ser encaminhado a promotores que decidirão a partir de setembro se há base para uma investigação judicial.

(Reportagem de Julien Toyer e Teresa Larraz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade