PUBLICIDADE

América Latina

Problema de saúde faz candidato governista abandonar disputa presidencial no Chile

17 jul 2013 - 19h04
(atualizado às 19h15)
Compartilhar

O candidato do governo Pablo Longueira decidiu abandonar a corrida presidencial no Chile devido a problemas de saúde, anunciou nesta quarta-feira um de seus filhos, chocando a coalizão governista, que fica sem representante a poucos meses da eleição.

A desistência ocorre menos de três semanas depois de sua vitória nas primárias como representante da coalizão governista para a eleição de novembro, na qual enfrentaria a ex-presidente socialista e opositora Michelle Bachelet, que lidera as pesquisas de opinião.

"Nosso pai está doente. Após a eleição primária da Aliança, durante alguns dias de descanso, sua saúde se deteriorou", disse Juan Pablo Longueira, filho do ex-ministro.

Longueira, ex-ministro da Economia e próximo do ex-ditador Augusto Pinochet, ganhou por pouco a eleição primária contra o ex-ministro da Defesa Andres Allamand, do Partido Renovação Nacional. No entanto, um diagnóstico de depressão grave nos últimos dias minou sua candidatura, explicaram seus familiares.

"Nos vemos diante deste momento doloroso e inevitável, por sua responsabilidade com o Chile, sua aliança política e seu partido político, o nosso pai anunciou hoje a sua renúncia à sua candidatura presidencial", disse o filho.

Longueira é a principal figura da conservadora União Democrata Independente (UDI) e foi um dos homens mais próximos de Pinochet nos últimos anos antes de sua morte em 2006.

O presidente da UDI, Patricio Melero, explicou que, com a desistência de Longueira, os partidos da coalizão governista ficam livres para lançar seus próprios candidatos a quatro meses da eleição presidencial.

"Nossa legislação prevê situações como esta e estabelece que os partidos que participaram na eleição primária ficam liberados para nomear os seus candidatos de forma individual ou em pacto eleitoral", disse ele a repórteres.

"Convocamos a comissão política para amanhã (quinta-feira) a fim de nomear tão logo o candidato para substituir Pablo Longueira", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade