PUBLICIDADE

América Latina

Presidente da Guatemala anuncia reforma ministerial após escândalos de corrupção

21 mai 2015 - 19h23
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Guatemala, Otto Pérez, anunciou uma grande reestruturação de seu gabinete nesta quinta-feira, demitiu diversos ministros após escândalos de corrupção afetarem seu governo, inclusive gerando pedidos para sua renúncia.

Presidente da Guatemala, Otto Pérez, durante entrevista coletiva no palácio presidencial na Cidade da Guatemala. 08/05/2015
Presidente da Guatemala, Otto Pérez, durante entrevista coletiva no palácio presidencial na Cidade da Guatemala. 08/05/2015
Foto: Josue Decavele / Reuters

Pérez disse em coletiva de imprensa que havia dispensado os ministros do Interior, de Energia e de Meio Ambiente, assim como o chefe dos serviços de inteligência e outros servidores graduados, após uma série de prisões e recentes protestos populares na Cidade da Guatemala.

O general aposentado, que ainda não foi acusado de corrupção, disse que o governo trabalharia com investigadores para extirpar abusos cometidos por servidores públicos.

“Há uma abertura para investigar em qualquer lugar, em qualquer ministério”, disse Perez a repórteres. 

Ecoando os passos dados pela presidente chilena, Michelle Bachelet, em maio, Perez disse ter declarado a seus ministros há duas semanas atrás estar considerando uma completa reestruturação do gabinete. 

Os escândalos de corrupção têm afetado a legenda política de Pérez, o conservador Partido Patriota, antes das eleições presidenciais em setembro. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade