PUBLICIDADE

América Latina

Portugal nega aterrissagem a avião de Morales por "suspeitas" sobre Snowden

2 jul 2013 - 19h07
(atualizado às 19h14)
Compartilhar

Portugal negou nesta terça-feira a permissão de aterrissagem para reabastecer do avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, perante suspeitas que o ex-técnico da CIA, Edward Snowden, pudesse estar a bordo da aeronave, denunciou o ministro das Relações Exteriores boliviano, David Choquehuanca.

Em entrevista coletiva convocada de urgência, o chanceler negou taxativamente que Snowden esteja voando rumo à Bolívia no avião de Morales, que finalmente pôde aterrissar em Viena, e criticou que se tenha cometido "uma injustiça sobre suspeitas infundadas".

Choquehuanca disse que meia hora antes de aterrissar para reabastecer em Lisboa, durante seu retorno de uma viagem a Moscou, as autoridades comunicaram ao avião de Morales que a permissão estava revogada, e que pouco depois receberam uma notificação da França os proibindo de sobrevoar seu território.

Morales, que retornava de Moscou, onde participou ontem e hoje da cúpula do Fórum de Países Exportadores de Gás, do qual a Bolívia é membro, afirmou na segunda-feira em uma entrevista ao canal russo "Russia Today" que estaria disposto a conceder asilo em seu país a Snowden se fosse solicitado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade