PUBLICIDADE

América Latina

Polícia do México prende líder do Cartel do Golfo

José Tiburcio Hernández Fuentes foi preso em operação da Polícia Federal

18 abr 2015 - 00h23
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jos&eacute; Tiburcio Hern&aacute;ndez Fuentes, &quot;El Gafe&quot;, &eacute; considerado um dos homens mais perigosos do pa&iacute;s</p>
José Tiburcio Hernández Fuentes, "El Gafe", é considerado um dos homens mais perigosos do país
Foto: Agencia Reforma

A Polícia Federal do México prendeu nesta sexta-feira (data local) no estado de Tamaulipas, no nordeste do país, José Tiburcio Hernández Fuentes, atual líder do Cartel do Golfo, um dos mais perigosos do país.

Fontes governamentais disseram à Agência Efe que o grupo reagiu ao longo do dia com tiroteios, incendiou veículos e bloqueou estradas na cidade de Reynosa, na fronteira dos Estados Unidos. O Comissário Nacional de Segurança do México, Monte Alejandro Rubido, dará entrevista coletiva amanhã, às 11h locais (13h de sábado em Brasília) para divulgar mais detalhes da prisão.

Siga Terra Notícias no Twitter

Por enquanto, o Grupo de Coordenação de Tamaulipas divulgou comunicado informando que "elementos do Exército Mexicano e da Polícia Federal prenderam integrantes de um grupo de delinquentes que opera em Reynosa".

"Como consequência da operação, membros do mesmo grupo delitivo reagiram atacando as forças federais e a polícia estadual de Tamaulipas, realizando também bloqueios na cidade", disse a nota.

Três civis armados foram mortos depois da reação do Cartel do Golfo, completou o Grupo de Coordenação de Tamaulipas. Além disso, dois policiais ficaram feridos no confronto com a quadrilha.

De acordo com as autoridades mexicanas, desde o primeiro momento as forças federais e estaduais trabalharam de maneira coordenada em Reynosa para preservar a segurança dos moradores. Às 18h locais (20h em Brasília), a situação foi controlada e a vigilância reforçada na cidade após a reitrada dos bloqueios.

Tamaulipa foi ao longo dos últimos anos cenário de violentos enfrentamentos entre grupos do crime organizado, principalmente o Cartel do Golfo e os Zetas, além de confrontos entre as quadrilhas e as forças de segurança.

Também foi palco de atrozes crimes contra imigrantes ilegais, entre eles o massacre de 72 pessoas, a maioria de origem centro-americana, ocorrida em agosto de 2010 no município de San Fernando, atribuída aos Zetas.

Para conter o crescimento da violência, o governo federal implementou no ano passado uma nova estratégia de segurança que prevê um maior das forças federais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade