PUBLICIDADE

Mundo

Piñera felicita população por evacuação após forte terremoto

11 fev 2011 - 21h42
(atualizado às 21h57)
Compartilhar

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, felicitou nesta sexta-feira a população por ter evacuado após o forte sismo de 6,7 graus na escala Richter que foi sentido na região central do país e que poderia ter provocado um tsunami nas áreas litorâneas.

"(Após o tremor) aconteceu uma evacuação preventiva e isso é bom, já que o que pedimos à população é que quando haja sismos de gravidade que dificultem as pessoas de se manter de pé, por razões preventivas, é bom que evacuem imediatamente", afirmou Piñera.

O governante chileno disse à imprensa que a evacuação se deu especialmente em áreas litorâneas como nas região de Maule e Concepción.

"Felizmente essa evacuação foi preventiva porque não há risco de tsunami", afirmou o presidente, quem acrescentou que "o importante é destacar que não houve registro de danos significativos".

Após pedir calma à população, Piñera ressaltou que estes sismos são considerados réplicas do terremoto de fevereiro de 2010 e assegurou que "os especialistas e os centros sismológicos anteciparam que é possível esperar réplicas desse tremor por até cinco anos".

Piñera ressaltou que o Chile está preparado para enfrentar os fenômenos naturais, pois foram realizadas simulações, "especialmente no norte, onde mais de 250 mil pessoas participaram de uma evacuação".

"Estamos monitorando permanentemente a situação. Ninguém pode antecipar como, quando e onde ocorrerão estes fenômenos da natureza. O que podemos fazer é nos preparar", acrescentou o presidente.

"O Chile aprendeu a lição depois de 27 de fevereiro e hoje em dia estamos preparados, mas sempre se vai requerer colaboração de toda a sociedade para que o sistema de ajuda seja eficaz e seja possível evitar tragédias", ressaltou.

O sismo, que não provocou vítimas nem danos materiais, aconteceu às 17h05 no horário local (18h05 de Brasília) e foi seguido por dezenas de fortes réplicas.

O epicentro esteve situado a 69 quilômetros ao nordeste de Concepción.

Este tremor é o maior desde o de 27 de fevereiro de 2010, que atingiu 8,8 graus na escala Richter.

EFE   
Compartilhar
Publicidade