PUBLICIDADE

América Latina

Piñera: 'Chile defenderá com toda a sua força sua soberania'

23 mar 2013 - 16h10
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse neste sábado que o país "defenderá sua soberania", depois que o presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que levará, nos próximos dias, o Chile ante o Tribunal Internacional da Justiça em Haia para exigir a recuperação de sua saída ao mar, perdida em uma guerra no final do século XIX.

"Frente a eventuais processos que a Bolívia possa abrir em tribunais internacionais, o Chile e seu povo defenderão com toda a força da união nacional, a história e a verdade seu território, seu mar, seu céu e também sua soberania", declarou o presidente Sebastián Piñera.

O anúncio de Morales foi feito durante festejos pelo chamado "Dia do Mar", que recordam a defesa das terras bolivianas no início da Guerra do Pacífico com o Chile.

Bolívia e Chile, que não possuem relações diplomáticas desde 1978, conversaram entre 2006 e 2011 sobre uma agenda bilateral de 13 pontos que incluía a questão marítima, mas jamais chegaram a um acordo. Santiago criticou várias vezes a posição boliviana e pediu para voltarem à mesa de negociações.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade