PUBLICIDADE

Mundo

Pesquisas apontam vantagem do candidato do PRI no México

27 jun 2012 - 11h31
(atualizado às 12h03)
Compartilhar

As últimas pesquisas permitidas no México antes da eleição presidencial do próximo domingo apontam uma grande vantagem do candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, de entre 10 e 17 pontos, sobre o esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

O candidato à presidência do México pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto
O candidato à presidência do México pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto
Foto: AFP

Confira a cobertura exclusiva do Terra para as eleições no México
Alto nº de indecisos pode causar surpresas em pleito mexicano
México: ameaças a migrantes é desafio para próximo presidente
Estreitar laços com Brasil é prioridade de candidatos mexicanos
Jovens lutam contra manipulação e podem decidir pleito mexicano
México: candidatos escorregam ao propor ideias contra o crime
A dois meses de eleição, México tem favorito e 2º lugar acirrado

Conheça os quatro candidatos à presidência do México

A pesquisa menos favorável ao candidato do PRI é a do jornal Reforma, que aponta 41% das intenções de voto para Peña Nieto, contra 31% para López Obrador, da coalizão Movimento Progressista, e 24% para Josefina Vázquez Mota, do governante Partido Ação Nacional (PAN).

A pesquisa do instituto Buendía&Laredo publicada pelo jornal El Universal atribui a Nieto 45% do apoio, contra 27,9% para López Obrador e 24,4% para a candidata do atual governo. Para o Excélsior, Peña Nieto teria 44% dos votos, o representante da esquerda 28% e Vázquez Mota 25%.

O quarto candidato na disputa, Gabriel Quadri, do minoritário Aliança Nacional (Panal), tem entre 2,7% e 4% das intenções de voto, segundo as pesquisas, que também antecipam um índice de abstenção ao redor de 40%.

As pesquisas, que têm margem de erro inferior a 3%, basearam os percentuais no voto válido, sem levar em consideração os entrevistados que não responderam, que representaram de 12,4% na pesquisa do El Universal a 19% na sondagem do jornal Reforma.

A campanha eleitoral termina nesta quarta-feira no México, último dia para a divulgação de pesquisas, de acordo com a lei do país. Na quinta-feira terá início o "veto eleitoral", com o objetivo de que os cidadãos entrem em um período de reflexão antes da eleição de domingo, que não terá segundo turno e que, além da escolha do presidente, renovará as duas Câmaras do Congresso.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade