PUBLICIDADE

Mundo

Pesquisa aponta empate técnico entre Fujimori e Humala no Peru

Pesquisa aponta empate técnico entre Fujimori e Humala no Peru

27 mai 2011 - 17h42
(atualizado às 18h57)
Compartilhar

A candidata conservadora Keiko Fujimori e o nacionalista Ollanta Humala tiveram empate técnico em uma simulação da eleição presidencial da Universidade Católica divulgada nesta sexta-feira. Segundo o estudo nacional realizado com 1,8 mil pessoas, Keiko obteve 50,3% das intenções de voto, enquanto Humala alcançou 49,7%. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais.

O segundo turno da eleição peruana está marcado para 5 de junho. A campanha esquentou ao longo do país: na quinta-feira, em Lima e outras cidades, milhares de universitários marcharam contra Keiko Fujimori e protestaram contra a imprensa, acusada de estar contra Humala por apresentá-lo, sem provas, como aliado do presidente venezuelano Hugo Chávez.

Nesse ambiente tumultuado, Humala aventou a possibilidade de que o governo de Alan García provoque uma fraude a favor de sua rival. "Pedir para defender o voto é algo democrático, mas há indícios de que o governo está apoiando uma determinada candidata", disse Humala na noite de quinta-feira durante um passeio por Cañete (sul). "Há uma série de indícios que nos preocupam e que podem levar a uma fraude", afirmou. O presidente Alan García respondeu que "os que falam de fraude são os que sentem o peso do próprio chão se mover".

Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori - condenado em 2009 a 25 anos por corrupção e violações aos direitos humanos - recebeu o apoio dos conservadores Pedro Pablo Kuczynski e Luis Castañeda, eliminados no primeiro turno do dia 10 de abril e que, juntos, somaram 24% dos votos.

O ex-presidente Alejandro Toledo - que recebeu 15% dos votos no primeiro turno - apoiará a Humala para que este evite que "o Peru retorne à década obscura de 1990", quando Fujimori governou o país. O prêmio nobel de literatura, Mario Vargas Llosa, também apoia Humala pelos mesmos motivos de Toledo.

Segundo especialistas, Fujimori tem seu principal campo eleitoral em Lima, onde se concentram um terço dos quase 20 milhões de eleitores de todo o país. "A vantagem de Humala nas zonas rurais poderia ser maior do que se pensa e pode definir a votação final", disse Fernando Tuesta, diretor do Instituto de Opinião da Universidad Católica.

Humala e Fujimori ficarão frente a frente uma única vez, no domingo, em um debate televisivo que tem gerado grande expectativa da população. Segundo o diretor do Instituto de Imprensa e Sociedade, organização de defesa da liberdade de expressão, Ricardo Uceda, uma das caracteríticas das eleições peruanas é a parcialidade dos meios de comunicação. "Humala quer mudar o sistema e por isso há uma parcela da imprensa peruana que está contra ele", disse.

Com informações da Reuters

A candidata de direita Keiko Fujimori disputa as eleições presidenciais no Peru
A candidata de direita Keiko Fujimori disputa as eleições presidenciais no Peru
Foto: EFE
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade