PUBLICIDADE

América Latina

Peru substitui Colômbia como maior produtor de coca do mundo

24 set 2013 - 18h31
Compartilhar

O Peru desbancou a Colômbia como o maior país do mundo em área de coca, a matéria-prima da cocaína, depois que seu vizinho reduziu um quarto do total da área de cultivo no ano passado, mostrou um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas nesta quinta-feira.

Em 2012, as plantações de coca cobriram 60,4 mil hectares no Peru, 20 por cento a mais do que na Colômbia, de acordo com o relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O plantio de coca parou de crescer no Peru em 2012, a primeira vez em sete anos, quando a safra cobriu 3,4 por cento a menos do que no ano anterior. Entretanto, os esforços para erradicar a planta na Colômbia foram mais eficazes, diminuindo em 25 por cento, para 48 mil hectares, no ano passado, de acordo com o relatório da ONU.

Não está claro qual país produz mais cocaína atualmente.

O presidente do Peru, Ollanta Humala, um ex-oficial do Exército que tomou posse em 2011, intensificou as operações para erradicar as operações no ano passado e reprimiu rebeldes que controlam o tráfico de drogas em uma região de vales conhecida como VRAEM, uma das mais densas áreas de plantação da folha no mundo, fonte de cerca de 56 por cento da produção no país.

No ano passado, o Peru destruiu 14,2 mil hectares de seus campos de coca, disse a autoridade do governo peruano responsável pelo combate às drogas, Carmen Masías, e esse ano a meta é varrer ao menos 22 mil hectares.

"Nós estamos cumprindo nossas metas e as políticas de Ollanta são muito firmes", afirmou ela.

Mas as plantações de coca estão se alastrando a novas áreas no Peru, incluindo as fronteiras perto de Colômbia e Brasil, o segundo maior país consumidor de cocaína do mundo depois dos Estados Unidos, segundo Carmen.

(Reportagem de Marco Aquino)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade