PUBLICIDADE

América Latina

Peru elegerá novo Congresso que se perfila fragmentado

8 abr 2011 - 14h15
(atualizado às 14h18)
Compartilhar

Junto com o primeiro turno presidencial, os peruanos vão eleger neste domingo 130 membros de seu Congresso unicameral, que será inevitavelmente fragmentado. Nenhum partido terá maioria absoluta, o que obrigará ao próximo presidente estabelecer alianças, segundo todas as pesquisas realizadas até então.

A composição do Parlamento será feita com pelo menos seis grupos políticos, dizem as pesquisas, com nenhum dos partidos conseguindo a maioria, o que deixa antever dificuldades para o presidente eleito de aplicar suas propostas.

De acordo com as pesquisas de intenção de voto, estão na frente parlamentares do partido Peru Possível, do candidato e ex-presidente Alejandro Toledo, e o Força 2011, de Keiko Fujimori, com percentuais entre 18 e 20%.

A aliança Ganha Peru, do nacionalista de esquerda Ollanta Humala, conseguiria a terceira votação parlamentar em importância (17%), apesar de Humala ser favorito para ganhar no primeiro turno deste domingo.

Seguem-se, no quarto lugar, a Aliança para a Grande Mudança, do candidato conservador Pedro Pablo Kuczynski, seguido do Solidariedade Nacional (do ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda) e do governista oficialista APRA.

O caso do APRA é particular: sendo partido histórico do Peru e com o presidente no poder, chega à presidência sem candidato depois da renúncia à aspiração, por discrepâncias internas, de Mercedes Aráoz.

A última vez que um governo no Peru teve maioria absoluta no Congresso foi durante o governo de Alberto Fujimori (1990-2000), hoje condenado a 25 anos de prisão por violação aos direitos humanos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade