PUBLICIDADE

América Latina

Perfuradora de 3º túnel de resgate é aguardada no Chile

8 set 2010 - 11h47
(atualizado às 11h58)
Compartilhar

Uma sonda petroleira que escavará a terceira alternativa de resgate para os mineiros presos no norte do Chile deve chegar nesta quarta-feira de Iquique, mil quilômetros a norte de Copiapó, desmontada em 42 caminhões, que descargarregarão as peças em turnos, uma vez que não cabem todas juntas na área de perfuração.

infográfico info resgate chile
infográfico info resgate chile
Foto: Reuters

"Os veículos vão entrar um ou dois de cada vez, descarregam, depois descem e sobem outros dois, não virão todos juntos em caravana porque não caberiam aqui em cima", explicou um funcionário da equipe de resgate à AFP.

A sonda - operada pela empresa canadense Precision Drilling - tem capacidade para perfurar até 2 mil metros de profundidade, a uma velocidade de 20 m a 40 m por dia, dependendo do tipo de solo, segundo um documento do governo chileno ao qual teve acesso a AFP.

Esta é a terceira opção usada nos esforços de resgate dos 33 mineiros, presos desde 5 de agosto, quando um acidente os enterrou a 700 m de profundidade na mina San José, no deserto do Atacama.

Atualmente, os trabalhos das alternativas A e B já estão em andamento, e os túneis cavados pelas duas máquinas chegavam na terça-feira a 113 e 123 metros de profundidade, informou o engenheiro René Aguilar, que trabalha no resgate.

Na véspera, a segunda perfuradora usada no resgate superou os 100 m de penetração, apenas dois dias depois de começar a cavar, informou o engenheiro Miguel Fort.

"A máquina T-130 superou a profundidade alcançada pela perfuradora Strata", que na segunda-feira havia superado os 100 metros", indicou o engenheiro à imprensa.

A Strata 950, primeira máquina a começar a cavar, chegou aos 113 metros de profundidade, enquanto a T-130, que iniciou os trabalhos no domingo, "alcançou 123 metros após superar os problemas técnicos que enfrentou na segunda-feira", explicou por sua vez o engenheiro René Aguilar.

Aguilar, no entanto, esclareceu que "o trabalho da T-130 está dentro do planejado, e estão mantidos os prazos fixados para o resgate" - entre novembro e dezembro.

Esta máquina trabalha no alargamento de um duto já perfurado, que passará dos atuais 12,5 cm de diâmetro para 30 cm - e, posteriormente, a um tamanho suficiente para que os mineiros possam passar.

Os 33 mineiros - 32 chilenos e um boliviano - foram sepultados por um acidente na mina San José, no dia 5 de agosto.

Três máquinas perfuradoras - duas delas já em operação - trabalharão em três planos independentes para chegar até os mineiros, conhecidos como "plano A", "B" e "C". A estimativa das autoridades é que os mineiros serão resgatados antes do Natal.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade