PUBLICIDADE

América Latina

Perfil de Mujica no estilo Dilma Bolada vira fenômeno na web

Nascida no Tumblr, página "Mujica Haciendo Cosas" reuniu 18.674 adeptos em dois meses

5 fev 2015 - 10h05
Compartilhar
Exibir comentários
Mujica abraçando um amigo imaginário
Mujica abraçando um amigo imaginário
Foto: Mujica Haciendo Cosas / Reprodução

O presidente José “Pepe” Mujica “benze” uma correligionária, prova que seu bigode “é mais lindo” que o de Sean Penn, pergunta-se “quem é essa senhora”, ao posar ao lado de Steven Tyler, do Aerosmith, e se comunica “por telepatia” ao encostar seu rosto ao da presidente Dilma Rousseff. As legendas, geralmente irônicas e em contextos que por vezes beiram o absurdo, acompanham fotos verdadeiras do mandatário na página Mujica Haciendo Cosas (Mujica Fazendo Coisas), um fenômeno hoje no Uruguai.

Nascida no Tumblr, em dois meses, reuniu 18.674 adeptos ao ganhar versão no Facebook, um número expressivo para os padrões de popularidade do país.

A página tem atualização diária e conta atualmente com cerca de 500 imagens de Mujica nas mais diversas situações e lugares. Mesmo depois do final da sua gestão, a partir de 1º de março, o autor – um estudante de engenharia de 25 anos que preferiu não tornar público seu nome – diz que continuará alimentando o perfil. “Acho que vão deixar de aparecer tantas imagens novas, mas mantenho a esperança de que não termine”, diz ao Terra.

Desconto do Pepe

Mais datada é a promoção do restaurante Chill Out, especializado em lanches típicos como o “chivito” e localizado no centro do fervilhante balneário La Barra – conhecido como um rincão hippie chique de Punta del Este. Por conta da amizade pessoal do dono do lugar com o presidente, um cartaz que une um menu especial do restaurante a um desconto em nome de Mujica se transformou em atrativo, que inevitavelmente ficará obsoleto em poucos dias. 

<p>Cartaz no balneário La Barra informa: Menu turístico - entrada + prato principal + bebida + sobremesa por 450 pesos. Com cartão de crédito estrangeiro, "el Pepe" (Mujica) te desconta o IVA</p>
Cartaz no balneário La Barra informa: Menu turístico - entrada + prato principal + bebida + sobremesa por 450 pesos. Com cartão de crédito estrangeiro, "el Pepe" (Mujica) te desconta o IVA
Foto: Denise Mota / Especial para Terra

Durante esta temporada, o estabelecimento decidiu relembrar aos clientes – considerando os turistas estrangeiros que, durante o verão, são o principal público dessas praias no Uruguai – um desconto vigente no país desde julho, segundo o qual não incide o IVA - Imposto sobre Valor Agregado (de 22%) em compras feitas com cartão de crédito internacional.

“O Pepe desconta o IVA para você”, avisa o restaurante na placa localizada na calçada em frente ao lugar, que chama a atenção e provoca sorrisos nos pedestres. O presidente chegou a “inaugurar” o cartaz no início de dezembro, em passagem pelo balneário, segundo conta o proprietário, Ante Milat.

Reverência ou crítica

Diferentemente do restaurante litorâneo, os enunciados de Mujica Haciendo Cosas não querem vender nada e, por conta da ambiguidade que os caracteriza, causam confusão entre alguns dos internautas, que não entendem se a página é uma reverência ou uma crítica permanente ao governante. “A maioria do que se fala sobre política e políticos no Uruguai sempre tende para um lado ou para o outro. Queria fazer algo bem intermediário, e é o que tento conseguir a cada comentário. Outro dia mesmo recebi uma mensagem de alguém muito desconcertado, que me perguntava se a página era pró ou contra Mujica”, diz o autor do MHC.

Foto: Facebook.com/mujicahaciendocosas / Reprodução

O estudante considera “hilariante” a personagem Dilma Bolada (perfil humorístico do Twitter e Facebook, onde uma personagem que seria a presidente do Brasil faz comentários triviais) e diz que também gosta de Pelé Out of Context (no Tumblr). Mas afirma que a base de Mujica Haciendo Cosas veio da Coreia do Norte. 

“Minha inspiração principal, se é que posso chamar assim, foram os Tumblrs de Kim Jong-Il e Kim Jong-Un, Looking at Things. É um formato mais simples onde não se muda o contexto. Achava que eram incrivelmente engraçados em sua simplicidade, e buscava um pouco isso com  o Mujica Haciendo Cosas”, conta. “Depois soube que já existiam páginas no estilo 'Fazendo Coisas', principalmente no Tumblr, muitas de políticos espanhóis. Tudo já foi inventado, não acho que tenha descoberto o fogo. Mas creio que a quantidade de fotos reunidas de Mujica em um só lugar será o valor dessa página no dia em que as imagens terminarem.”

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade