PUBLICIDADE

Mundo

Peña Nieto mantém vantagem a poucos dias de eleição no México

27 jun 2012 - 13h32
(atualizado às 14h32)
Compartilhar

O candidato favorito para vencer a eleição à Presidência do México, Enrique Peña Nieto vai para a eleição de domingo com uma ampla vantagem sobre seus rivais, mostraram pesquisas de opinião nesta quarta-feira. Assim, Peña Nieto caminha para pôr o partido que governou o México por grande parte do século passado, o PRI, de volta ao poder.

Confira a cobertura exclusiva do Terra para as eleições no México
Alto nº de indecisos pode causar surpresas em pleito mexicano
México: ameaças a migrantes é desafio para próximo presidente
Estreitar laços com Brasil é prioridade de candidatos mexicanos
Jovens lutam contra manipulação e podem decidir pleito mexicano
México: candidatos escorregam ao propor ideias contra o crime
A dois meses de eleição, México tem favorito e 2º lugar acirrado

Conheça os quatro candidatos à presidência do México

A última pesquisa eleitoral, feita pela empresa Buendía & Laredo para o jornal El Universal, mostrou Peña Nieto, do opositor Partido Revolucionário Institucional, ou PRI, subindo 4,2 pontos percentuais, para 41,2 % das intenções de voto, em comparação a uma pesquisa publicada em 18 de junho.

Isso lhe deu uma vantagem de 17,4 pontos sobre o esquerdista e segundo colocado na eleição de 2006, Andrés Manuel López Obrador, que subiu 0,3 ponto percentual para 23,8%, mostrou a pesquisa.

Josefina Vázquez Mota, candidata do governista Partido da Ação Nacional (PAN), estava em terceiro lugar com 20,6%, uma queda de 0,8 ponto percentual frente ao levantamento anterior.

Duas outras pesquisas publicadas nesta quarta-feira, última da campanha eleitoral, dão ao candidato do PRI uma vantagem que varia entre 10 e 16 pontos sobre López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México.

Pesquisas recentes também indicam que o PRI poderia conseguir maioria no Senado e na Câmara dos Deputados. Isso ajudaria a reforçar o seu mandato para avançar com reformas fiscais e de energia que ficaram paralisadas no governo do atual presidente, Felipe Calderón.

O PRI, de Peña Nieto, governou o México entre 1929 e 2000, quando foi retirado do poder pelo PAN em uma eleição presidencial. À época, a vitória do PAN foi vista como uma conquista da democracia, mas os problemas econômicos e o aumento da violência no país parecem estar abrindo caminho para a volta do PRI.

López Obrador perdeu a eleição de 2006 para Calderón, do PAN, em uma votação apertada e contestou os resultados, promovendo meses de protestos e preocupando investidores da segunda maior economia da América Latina.

Ele despertou temores de uma repetição do caos este ano, acusando o PRI de tentar fraudar a votação, apesar de que qualquer protesto provável seria de curta duração se Peña Nieto vencer por larga margem.

Um resultado apertado aumentaria o risco de manifestações, sobretudo tendo em conta que López Obrador tem o apoio de um movimento estudantil recém-surgido que abalou a campanha com comícios gigantescos.

Os mercados financeiros mexicanos já embutiram nos preços dos ativos uma vitória de Peña Nieto, então uma vitória apertada que coloque em risco o seu mandato e as reformas econômicas pode assustar investidores e atingir os preços.

Peña Nieto prometeu fazer uma reforma fiscal e a abrir a estatal de petróleo Pemex para mais investimento privado, rompendo com as tradições do PRI, que nacionalizou a indústria de petróleo do México em 1938.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade