PUBLICIDADE

América Latina

Peña Nieto diz que "democracia avança", apesar de "atos violentos" no México

8 jun 2015 - 00h44
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou neste domingo que "a democracia avança" em seu país ao reconhecer o compromisso dos mexicanos que foram votar no pleito intermediário deste domingo, apesar "dos atos violentos" de alguns setores.

"Este domingo milhões de mexicanos foram votar, convencidos de que a democracia é o melhor caminho para o México", assinalou o líder em mensagem nacional transmitido pela televisão.

Um total de 83,5 milhões de mexicanos foram chamados este domingo para escolher 2.016 cargos, incluindo os 500 deputados do Congresso federal e os governadores de nove estados.

Em alguns pontos isolados de estados como Guerrero, Oaxaca e Chiapas, grupos de manifestantes impediram a instalação de urnas e queimaram algumas.

"A democracia avança", afirmou duas vezes em seu discurso o governante mexicano, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que quer manter a maioria que tem na Câmara dos Deputados.

Segundo Peña Nieto, "com o simples mas transcendente ato de comparecer à urna e depositar o voto na urna, os mexicanos reafirmaram seu desejo de viver em um país de direitos e liberdades, de democracia e pluralidade".

"Expresso o maior reconhecimento a todas as mulheres e homens que cumpriram com seu dever cidadão, especialmente avalio o compromisso cívico das centenas de milhares de vizinhos que se desempenharam como capacitadores eleitorais e funcionários nas mais de 140 mil urnas instaladas", considerou.

O dia foi marcado pelos incidentes em alguns estados, especialmente em Guerrero, onde os parentes dos 43 estudantes desaparecidos em setembro do ano passado boicotaram o pleito no município de Tixtla.

Também houve ações violentas em Oaxaca e Chiapas, onde o sindicato de professores saqueou seções eleitorais e queimou urnas.

Após felicitar os candidatos e forças políticas vencedoras, o presidente se comprometeu a trabalhar "com todos eles, sem distinção partidária alguma, em corresponsabilidade e pleno respeito ao pacto federal".

"Somarei esforços com as novas autoridades estaduais para impulsionar o desenvolvimento regional, fomentar a criação de emprego e trazer segurança aos cidadãos", disse.

Além disso, Peña Nieto disse que manterá "uma política de aproximação, diálogo e construção de acordos com a nova legislatura federal, cujas funções terão início no próximo dia primeiro de setembro".

Seu objetivo é "continuar fechando acordos que levem o México na direção correta".

O presidente também se referiu "às reformas" conseguidas durante seu mandato (2012-2018), como a energética, a tributária, a educativa e a de telecomunicações, porque "estão transformando positivamente" o México.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade