PUBLICIDADE

América Latina

Patriota espera que Cartes aceite volta do Paraguai ao Mercosul

15 jul 2013 - 18h19
(atualizado às 18h24)
Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta segunda-feira que espera que o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, aceite o reingresso de seu país ao Mercosul após sua posse, que acontecerá em 15 de agosto.

"O importante é ouvir o que o novo governo tem a dizer, uma vez no pleno exercício do poder, o governo (de Cartes) está falando como governo eleito, mas não ainda como empossado. Isso será a partir do dia 15 de agosto", disse o chanceler.

Patriota afirmou também que a presidente Dilma Rousseff propôs durante a cúpula realizada na última sexta-feira, em Montevidéu, que todos os chefes de Estado do Mercosul estejam presentes na posse de Cartes. De acordo com o ministro, a ideia foi aprovada de maneira unânime, o que para ele representa um gesto de confiança no líder paraguaio.

O Mercosul aprovou na reunião de sexta o retorno do Paraguai ao bloco. O país permanecesse um ano suspenso como sanção pela destituição em julgamento político do então presidente, Fernando Lugo, ao entender que houve uma quebra da democracia.

Depois da cúpula, Cartes disse ter tomado conhecimento da decisão da volta do Paraguai ao bloco regional, mas reiterou sua rejeição à adesão da Venezuela, que, em sua visão, não se ajusta à legislação do Mercosul.

O chanceler uruguaio, Luis Almagro, afirmou hoje que o Paraguai assumirá a próxima Presidência rotativa do Mercosul depois da Venezuela, que a manterá até o final de 2012.

EFE   
Compartilhar
Publicidade