PUBLICIDADE

América Latina

Paraguai encerra eleições; boca de urna aponta vantagem de candidato colorado

Uma hora e meia antes do fim da votação, participação estava entre 52% e 55%

21 abr 2013 - 17h34
(atualizado às 19h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Os locais de votação das eleições gerais deste domingo no Paraguai fecharam às 17h (de Brasília). O último dado, recolhido uma hora e meia antes do fim da votação, apontava participação popular entre 52% e 55%.

Um porta-voz do Superior Tribunal de Justiça Eleitoral (TSJE) confirmou que as sessões que registravam grandes filas de eleitores continuaram abertas além do horário. 

Neste domingo, 3,5 milhões de paraguaios estavam convocados às urnas para escolher o novo presidente, além dos 45 senadores, dos 80 deputados do Legislativo, das autoridades departamentais e dos representantes do país no Parlasur.

Os primeiros dados oficiais apontam vantagem do candidato opositor Horacio Cartes, do Partido Colorado. De acordo com dados do TSJE correspondentes a 715 das 17.527 mesas eleitorais do país, Cartes obtém 44,94% dos sufrágios contra 37,07% de seu rival, o liberal Efraín Alegre, uma margem se aproxima dos resultados apresentados pelas pesquisas boca de urna.

Horas antes do fechamento das urnas, três pesquisas de boca de urna apontaram a vitória do candidato do Partido Colorado, Horacio Cartes. Os levantamentos foram publicados pelas páginas dos jornais locais omitindo os nomes dos candidatos, para respeitar a legislação eleitoral, mas a imprensa estrangeira tem acesso a todos os dados.

A pesquisa da empresa First Análisis publicada pelo jornal ABC Color aponta Cartes com 48% dos votos contra 37,9% do candidato do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), Efrain Alegre. Já o levantamento do instituto ICA disponível na página do diário Ultima Hora dá 47% para o colorado contra 32% do opositor. Uma terceira pesquisa, da empresa Geo, também publicado pelo Ultima Hora, diz que Cartes deve ter 49% dos votos e Alegre, 33%.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade