PUBLICIDADE

América Latina

Paraguai: conservadores lideram pesquisas a 1 mês das eleições

Os candidatos do opositor Partido Colorado e do governista Partido Liberal aparecem na frente nas pesquisas

20 mar 2013 - 18h58
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Horacio Cartes, empresário do setor de tabaco, lidera as pesquisas</p>
Horacio Cartes, empresário do setor de tabaco, lidera as pesquisas
Foto: Reuters

Dois candidatos conservadores, um do opositor Partido Colorado e outro do governista Partido Liberal, lideram a corrida pela Presidência a um mês das eleições no Paraguai. Após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo, no meio do ano passado, o grupo político Frente Guazú se dividiu, e seus dois candidatos recebem juntos pouco mais de 10% das intenções para o pleito do próximo dia 21 de abril.

Horacio Cartes, um rico empresário do setor de produção do tabaco do Partido Colorado, lidera as pesquisas com 37%, segundo sondagens feitas pela First Analisis y Estudios, publicadas pelo jornal ABC.

Em segundo lugar está Efraín Alegre, senador do Partido Liberal, do atual presidente Federico Franco, com 30%. Alegre foi ministro do ex-presidente Fernando Lugo, até o seu partido retirar o apoio ao então presidente, proporcionando assim maioria no Senado para o julgamento político que retirou o ex-bispo do poder.

<p>Efraín Alegre, que representa o Partido Liberal, está em segundo</p>
Efraín Alegre, que representa o Partido Liberal, está em segundo
Foto: Reuters

"Cartes leva uma vantagem considerável, mas a campanha em si acaba de começar. A eleição não está resolvida. Acredito que vai se definir nos últimos 15 dias", disse Francisco Capli, diretor da First. O analista estima que a participação nas eleições nacionais para presidente, vice-presidente, senadores, deputados e governadores dos departamentos (estados) deve ficar entre 60 e 65%. Segundo ele, à exceção dos políticos, o restante da população "ainda está indiferente".

Além de Horacio Cartes e Efraín Alegre, outros quatro candidatos de esquerda concorrem. Entre eles está o conhecido apresentador de televisão Mario Ferreiro, do partido Avança País, com 9% das intenções de votos; Aníbal Carrillo, da Frente Guazú, grupo político de Lugo, com menos de 2%; Lilian Soto do Kuñá Pyrendá e Coco Arce do Partido dos Trabalhadores, que não chegam a 1%.

Já os candidatos de partidos conservadores são Miguel Carrizosa, do Patria Querida, com 3,2% e Lino Oviedo Sánchez, do Unace, filho do general Lino Oviedo, que morreu em um acidente de helicóptero no início de fevereiro, que tem 3,1% da preferência do eleitorado. 

A maioria dos candidatos defende o retorno do Paraguai ao Mercosul e à Unasul, dos quais o país foi excluído por decisão da maioria dos chefes dos Estados membros. Para esses países, a destituição de Lugo foi um "golpe parlamentar". Após a saída do dirigente, sete países sul-americanos retiraram seus embaixadores de Assunção. "Nosso modelo não é Argentina nem Venezuela. Nosso modelo é mais o Chile, o Uruguai e um pouco do que fez Brasil", disse Efraín Alegre.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade