PUBLICIDADE

América Latina

Paraguai assume presidência da Unasul

30 out 2011 - 12h15
(atualizado às 12h28)
Compartilhar

O Paraguai assumiu a presidência temporária da União das Nações Sul-americanas (Unasul) em substituição ao Estado da Guiana, que presidiu a organização durante um ano, segundo informações divulgadas neste domingo pela agência de notícias Ansa.

O presidente paraguaio Fernando Luga assumiu o comando da Unasul
O presidente paraguaio Fernando Luga assumiu o comando da Unasul
Foto: AP

A troca de comando foi anunciada durante a à 21ª Cúpula Ibero-americana. O primeiro-ministro guianês, Samuel Archibal Hinds, entregou formalmente a liderança do bloco regional ao presidente paraguaio, Fernando Lugo. Após assumir o cargo, ele destacou o fato de a Unasul ter sido criada como um instrumento de diálogo direto entre os países da América do Sul, sem intermediação das "grandes potências" do mundo.

Lugo afirmou que pretende "impulsionar este processo de integração" (dos países do continente) e destacou o campo energético e "seu efetivo aproveitamento" como um ponto "prioritário para o desenvolvimento regional".

Ele pediu "a plena colaboração de todos os governos" da América do Sul para o trânsito de energia e que seja cobrado um preço justo pelas demais nações do continente.

Luga ainda disse que, em seu termo, trabalhará por progressos no campo da saúde e para elaborar uma regulamentação para o Conselho de Defesa Sul-americano.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade