PUBLICIDADE

Mundo

Para França, ONU deve definir papel dos EUA no Haiti

18 jan 2010 - 07h46
(atualizado às 09h47)
Compartilhar

A ONU deve definir o papel no Haiti dos Estados Unidos, que assumiu de fato a coordenação das tarefas de resgate neste país e controla o aeroporto de Porto Príncipe, afirmou o secretário de Estado francês de Cooperação, Alain Joyandet.

"A ONU está trabalhando. Espero que adote uma decisão. Espero que as coisas se definam sobre o papel dos Estados Unidos", declarou em uma entrevista à rádio francesa Europe 1, ao retorna de uma viagem ao Haiti.

"Se trata de ajudar o Haiti, não de ocupar o Haiti. Para que o Haiti possa retomar sua vida", disse. Nesta segunda-feira, o Conselho de Segurança da ONU se reunirá em Nova York para examinar a situação no Haiti.

Doação

O governo francês anunciou ainda uma doação de 10 milhões de euros à ONU em resposta a seu pedido de apoio para reforçar a ajuda destinada às vítimas do terremoto que destruiu parte do Haiti.

"A França decidiu responder à chamada de urgência para o Haiti lançada pelas Nações Unidas na sexta-feira passada com uma contribuição de 10 milhões de euros", anuncia o Ministério de Assuntos Exteriores francês, em um breve comunicado.

Esta quantia será destinada, acrescenta a nota, à população haitiana "duramente castigada" pelo terremoto do dia 12 de janeiro.

A França se junta, assim, à lista de países que já deram resposta à chamada da ONU, cujo Conselho de Segurança se reúne hoje para tentar coordenar os trabalhos de emergência no país caribenho.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. Estimativas mais recentes do governo haitiano falam em mais de 200 mil mortos e 50 mil corpos já enterrados. O Haiti é o país mais pobre do continente americano.

Com informações das agências AFP e EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade