PUBLICIDADE

América Latina

Papa recebe Mujica e diz que uruguaio é um "homem sábio"

1 jun 2013 - 09h04
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco recebeu neste sábado em audiência privada no Palácio Apostólico do Vaticano o presidente do Uruguai, José Mujica, e disse que o governante era um "homem sábio".

Segundo informou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, a audiência entre o pontífice argentino e o presidente durou cerca de 45 minutos e, após ela, Francisco disse estar "muito contente por ter se reunido com um homem sábio".

Mujica, 78 anos, foi recebido pelo papa argentino com um abraço e, antes de começar a reunião, ambos lembraram um "amigo em comum" já falecido, o escritor e teólogo uruguaio Alberto Methol Ferré. Sobre o escritor uruguaio, Mujica disse que o autor "nos abriu a mente", enquanto o papa afirmou que o intelectual "nos ajudou a pensar".

Em um dos encontros privados mais longos que Francisco manteve com um líder político, papa e Mujica mostraram grande sintonia e cordialidade.

O presidente do Uruguai deu ao papa uma estatueta em estilo gaúcho
O presidente do Uruguai deu ao papa uma estatueta em estilo gaúcho
Foto: EFE

A audiência começou como estava previsto, às 11h locais (6h de Brasília). O presidente do Uruguai deu ao papa uma estatueta em estilo gaúcho e um livro do próprio Alberto Methol Ferré e de Alver Metalli, A América Latina no século XXI.

Por sua parte, o papa entregou ao líder uruguaio uma cópia do documento com as conclusões da Assembleia de Bispos Latino-Americanos, realizada em Aparecida, no Brasil. "Pode olhar o índice e ver os temas que te interessam", disse Francisco a Mujica, de quem se despediu com um "muito obrigado por ter vindo" e mais um abraço.

Em comunicado divulgado após o encontro, a Santa Sé disse que o presidente do Uruguai também se reuniu neste sábado com os secretários de Estado e para as Relações com os Estados do Vaticano, Tarcisio Bertone e Dominique Mamberti, respectivamente.

"Os cordiais colóquios permitiram uma troca de informações e de reflexões sobre a situação política do país e seu papel na região. Em tal perspectiva, se debateram temas de interesse comum, como o desenvolvimento integral da pessoa, o respeito dos Direitos Humanos, a Justiça e a paz social", afirmou a nota.

"Na conversa não faltou a constatação da contribuição feita pela Igreja Católica no debate público sobre essas questões, assim como na paz internacional, como também seu serviço a toda a sociedade, especialmente no âmbito assistencial e educativo", concluiu.

Este é o primeiro encontro entre o presidente do Uruguai e o argentino Jorge Mario Bergoglio desde que este foi eleito papa em 13 de março, pois Mujica não pôde comparecer à cerimônia de início do pontificado celebrada seis dias depois na Praça de São Pedro do Vaticano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade