PUBLICIDADE

América Latina

Papa Francisco e Fidel Castro se encontram em Havana

20 set 2015 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco teve um encontro neste domingo com o ex-presidente de Cuba Fidel Castro, em sua casa em Havana, anunciou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O encontro ocorreu após a missa que o pontífice realizou na Praça da Revolução, na capital cubana, e durou 40 minutos. De acordo com Lombardi, o ambiente era "muito familiar e informal".

Francisco visitou o líder cubano acompanhado do núncio apostólico, Giorgio Lingua, em um encontro onde também estiveram presentes esposa, filhos e netos de Fidel Castro, totalizando dez pessoas. O pontífice e Fidel conversaram sobre os "atuais problemas do mundo", entre eles o meio ambiente.

Além de conversar, Francisco e Fidel Castro trocaram vários presentes. O pontífice deu ao ex-presidente dois livros de Alessandro Pronzato, especialista em catequese e história da Bíblia. O papa também entregou exemplares da exortação apostólica "Evangelii Gaudium" e a encíclica sobre temas ambientais "Laudato si'".

O ex-presidente cubano, por sua vez, deu a Francisco o livro "Fidel e a religião", escrito com base na entrevista que o teólogo brasileiro Frei Betto fez em 1985, com a dedicatória: "Para o papa Francisco em ocasião de sua fraternal visita a Cuba. Com admiração e respeito do povo cubano".

Fidel Castro, de 89 anos e afastado do poder desde 2006 por uma doença, também teve um encontro com Bento XVI em sua visita à ilha em 2012. À época, o ex-presidente e seus familiares foram à Nunciatura para ver ao pontífice.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade