PUBLICIDADE

América Latina

Papa diz que busca por privilégios leva à corrupção

Pontífice pediu que as pessoas "valorizem, estimulem e cuidem" da diversidade que constitui o rico patrimônio do México

13 fev 2016 - 15h15
(atualizado em 14/2/2016 às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários

No primeiro discurso em visita ao México, diante de autoridades e do presidente do país, Enrique Peña Nieto, o papa Francisco denunciou neste sábado que a busca por privilégios leva à corrupção, ao tráfico de drogas e à violência.

O Papa Francisco usando um sombrero mexicano
O Papa Francisco usando um sombrero mexicano
Foto: EFE

No Palácio Nacional, sede do governo mexicano, que pela primeira vez recebe a visita de um pontífice, o líder religioso afirmou que "para se construir um futuro promissor" no México, é necessário ter "homens e mulheres justos, honestos, capazes de se empenhar no bem comum".

Ao longo do discurso, o pontífice comentou que quando se procura o "caminho do privilégio", cedo ou tarde, "a vida em sociedade se torna um terreno fértil para a corrupção, o narcotráfico, a exclusão das culturas diferentes, a violência e inclusive o tráfico de pessoas, o sequestro e a morte, causando sofrimento e freando o desenvolvimento".

O papa se definiu perante Peña Nieto e as autoridades mexicanas como "missionário de misericórdia e paz, mas também como filho que quer homenagear" a Virgem de Guadalupe e "este povo e esta terra tão rica em cultura, história e diversidade".

Interrompido em várias ocasiões pelos aplausos das 1,2 mil pessoas presentes, o pontífice pediu que as pessoas "valorizem, estimulem e cuidem" da diversidade que constitui o rico patrimônio do México.

Além disso, considerou que "a principal riqueza do México" são os jovens, que constituem pouco mais da metade da população e que permitem "pensar e projetar um futuro, um amanhã".

O papa pediu a colaboração de todos, sobretudo dos católicos, para a "construção de uma política autenticamente humana e uma sociedade na qual ninguém se sinta vítima da cultura do descarte".

Além disso, mencionou aos "dirigentes da vida social, cultural e política", para que garantam a todos os cidadãos "o acesso efetivo aos bens materiais e espirituais indispensáveis: moradia adequada, trabalho digno, alimento, justiça real, segurança efetiva, um ambiente são e de paz".

Papa Francisco terminou o discurso afirmando que percorrerá "este formoso e grande país como missionário e peregrino" de misericórdia e pediu à Virgem de Guadalupe que "o pai misericordioso nos conceda que estas jornadas e o futuro desta terra sejam uma oportunidade de encontro, de comunhão e de paz".

O papa Francisco
O papa Francisco
Foto: EFE

Guadalupe

O papa Francisco se recolheu em oração durante 20 minutos perante Nossa Senhora de Guadalupe no chamado "camarim" da basílica mexicana, a pequena sala abobadada onde a imagem da santa é preservada.

Após a missa na basílica de Guadalupe durante sua visita ao México, Francisco quis entrar sozinho no "camarim", onde fica a imagem plasmada na tilma (manta) de San Juan Diego, o indígena para quem Nossa Senhora apareceu.

O papa depositou perante Nossa Senhora um ramo de rosas amarelas e o diadema de prata e ouro que lhe trouxe como dom e permaneceu sozinho, sentado em uma cadeira diante da imagem e no total silêncio, com os olhos fechados e a cabeça baixa ou olhando fixamente para a virgem.

O "camarim" é um lugar na basílica de Guadalupe ao qual muito poucas pessoas podem entrar, mede cerca de nove metros quadrados e conta com fortes medidas de segurança.

A tilma com a imagem protegida por um vidro é conservada nesta sala abobadada e graças a um mecanismo pode girar e ser colocada também no altar principal da basílica.

Papa encontra bispos mexicanos na Catedral
Papa encontra bispos mexicanos na Catedral
Foto: EFE

Assim aconteceu hoje, quando a imagem da Virgem ficou exposta durante toda a missa sobre o altar e depois girou para que o papa pudesse rezar nesta pequena sala.

Os fiéis na basílica puderam observar graças ao vidro transparente os momentos de recolhimento do papa e guardaram um absoluto silêncio durante os 20 minutos que durou sua oração.

Um forte aplauso foi escutado quando o papa terminou suas orações e se levantou.

Papa é recebido pelo presidente do México
Papa é recebido pelo presidente do México
Foto: EFE

"Desta vez quero ficar um tempinho a rezar perante Nossa Senhora, vocês me deixam", perguntou aos mexicanos antes de partir de Roma e durante o voo que o levou ao México afirmou que "seu desejo mais profundo" era rezar na frente da imagem.

Ecatepec

O papa Francisco vai neste domingo ao populoso município de Ecatepec, vizinho da Cidade do México, para rezar uma missa que provavelmente se transformará em um dos maiores atos de sua estadia no país, e depois fará uma visita a um hospital infantil da capital.

Segundo a agenda oficial da viagem, em seu segundo dia no México o pontífice sairá às 9h45 (horário local, 13h45 em Brasília) em seu papamóvel desde a Nunciatura Apostólica da capital mexicana, onde dorme todas as noites, até as instalações militares do Campo Marte, no bosque de Chapultepec.

Dali pega um helicóptero que o levará a um heliporto em Ecatepec para voltar a entrar em um veículo descoberto com o qual realizará um percurso de nove quilômetros.

O Centro de Estudos Superiores de Ecatepec será o ponto final desse trajeto.

Fiéis aguardam a papa em Ecatepec
Fiéis aguardam a papa em Ecatepec
Foto: EFE

Às 11h30 (15h30 em Brasília) está prevista a missa, na qual se espera a presença de 300 mil pessoas no terreno conhecido como "El Caracol".

Famosa pelos altos índices de pobreza, Ecatepec é uma das regiões mais carentes e inseguras da região metropolitana da Cidade do México e do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade