PUBLICIDADE

América Latina

Panamá: França fixou prazo para repatriar Noriega

11 dez 2011 - 18h45
(atualizado às 19h02)
Compartilhar

A França estabeleceu um prazo máximo até 13 de dezembro para que o Panamá repatriasse o ex-ditador Manuel Antonio Noriega, que viaja neste domingo para o país latino-americano. Caso contrário, o país europeu iria colocá-lo em liberdade, afirmou o chanceler panamenho Roberto Henríquez.

Ex-ditador panamenho já cumpriu pena nos EUA e na França, e tem mais 60 anos de cadeia em sua terra natal
Ex-ditador panamenho já cumpriu pena nos EUA e na França, e tem mais 60 anos de cadeia em sua terra natal
Foto: AP

"Quando a justiça francesa notificou a Chancelaria panamenha de que Noriega já não tinha assuntos pendentes na França e aceitava a solicitação panamenha de extradição, nos deu sete dias, de 6 a 13 de dezembro, para concluir todo o procedimento e trazê-lo ao Panamá", disse Henríquez ao canal local Telemetro. "Se não tivéssemos agido, Noriega teria sido libertado de qualquer maneira. Tinha que vir porque o tempo de extradição sempre foi definido pela justiça francesa, não pelas autoridades panamenhas", concluiu.

Derrubado em 20 de dezembro de 1989 por uma invasão americana, Noriega cumpriu 20 anos de prisão nos Estados Unidos por narcotráfico, e quase dois na França por lavagem de dinheiro. Mas, no Panamá, outros 60 anos o esperam por condenações relativas ao assassinato de opositores.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade