PUBLICIDADE

América Latina

Oposição venezuelana exige 'verdade' sobre Chávez

3 mar 2013 - 15h49
(atualizado às 16h10)
Compartilhar

Centenas de opositores protestaram neste domingo, no centro de Caracas, para exigir "a verdade" sobre a saúde do presidente Hugo Chávez, operado de um câncer em Havana e que não aparece em público há meses.

"Queremos a verdade!" "Uh, ah! Chávez, onde está?" - gritaram os manifestantes enquanto caminhavam em direção ao local onde 50 jovens estão acorrentados desde a terça-feira para exigir a verdade sobre o estado de saúde do presidente.

"Falem claro", pedia um cartaz dos opositores, que carregavam bandeiras com as cores da Venezuela.

"Em que país do mundo o presidente desaparece por 83 dias e não acontece nada?" - perguntou à AFP Amanda Escalante, uma aposentada de 61 anos.

"Se Chávez está recuperado, que provem isto", emendou Héctor González, de 70 anos.

Os estudantes tentaram se acorrentar na terça-feira diante da sede do Supremo Tribunal, que autorizou o adiamento da posse de Chávez, reeleito em outubro, mas diante da ação da polícia, deslocaram o protesto para uma rua próxima.

No sábado, o vice-presidente Nicolás Maduro revelou que Chávez está sob tratamento de quimioterapia, mas orienta a equipe de governo e toma decisões econômicas e sociais a partir de um gabinete montado no Hospital Militar de Caracas.

"Respeitamos seu tratamento, não atuamos de maneira invasiva sobre sua saúde, mas ele se mantém informado, no comando como o chefe de Estado que é. Há decisões vitais" que apenas Chávez "toma".

Chávez chegou a Caracas em 18 de fevereiro passado, após passar 70 dias internado em Havana, onde foi operado de um câncer no dia 11 de dezembro.

Nas últimas dez semanas, os venezuelanos viram Chávez apenas em quatro fotos - junto com suas filhas mais velhas - tiradas no hospital de Havana.

Chávez, 58 anos e no poder desde 1999, foi diagnosticado com câncer em meados de 2011, e desde então sofreu quatro operações em Cuba, com posteriores ciclos de quimioterapia e radioterapia.

Maduro revelou que Chávez é submetido à quimioterapia desde o final de janeiro, como parte dos "tratamentos complementares" necessários após sua quarta operação, mas "se encontra animado".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade