PUBLICIDADE

América Latina

Oposição mexicana condiciona pacto à investigação das eleições

14 jul 2013 - 22h13
(atualizado às 22h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Os dois principais partidos da oposição mexicana, Ação Nacional (PAN) e Revolução Democrática (PRD), condicionaram neste domingo sua permanência em um mecanismo de diálogo com o governo federal a uma investigação das irregularidades denunciadas nas recentes eleições locais.

Em entrevista coletiva, os líderes nacionais do PAN, Gustavo Madero, e do PRD, Jesús Zambrano, leram um documento conjunto no qual fizeram "uma avaliação política da qualidade dos processos eleitorais e seu impacto no cenário nacional, especificamente no que se refere ao Pacto pelo México".

O Pacto é um roteiro sobre as reformas estruturais pendentes do país assinado em dezembro do ano passado pelo então recém empossado presidente Enrique Peña Nieto e pelos líderes do PAN, PRD e do governante Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Ao ler a primeira parte do pronunciamento, Zambrano disse que os signatários do Pacto assinaram em maio um "adendum" (documento) para "proteger o entorno de civilidade" que o acordo requer para funcionar.

"Não foram cumpridos os acordos do adendum. A prova não foi superada e ressurgiram os piores vícios do antigo regime: trapaças de governadores priistas, indolência de alguns de dirigentes deste partido e ausência do governo federal priista para impedi-las", declarou o líder do partido esquerdista.

Zambrano acrescentou que "à frenética corrida dos governadores para restaurar o regime de partido de Estado não houve mais do que indiferença ou complacência do governo federal, liderado por Enrique Peña Nieto".

"Esta situação trouxe para PAN e PRD o dilema de se retirar do Pacto, com o que a atitude política de avanço e diálogo será substituída pela retirada do confronto, ou continuar nele e dar aval às ações ilegais dos governadores priistas", continuou o líder partidário.

Em sua oportunidade, Madero declarou que em resposta a este dilema, as lideranças de PAN e PRD acertaram "continuar privilegiando o interesse do México".

"Há quem exija que rompamos o diálogo e que saiamos do Pacto. Responder assim seria se render aos poderes de fato, econômicos e políticos, mas sobretudo seria renunciar a um instrumento que serve ao bem comum e ao progresso de todos os mexicanos", manifestou.

No entanto, ele condicionou a permanência dos dois partidos neste mecanismo a que governo e PRI remedeiem "o descumprimento dos compromissos do adendum mediante uma exaustiva investigação do pleito do dia 7 de julho".

Outra condição é que o governo e seu partido demonstrem na prática seu compromisso com a aprovação pronta de leis secundárias para as reformas constitucionais conseguidas mediante o Pacto nos campos de educação, telecomunicações e concorrência econômica.

O dirigente do PRI, César Camacho, afirmou que após o processo eleitoral é necessário reativar o diálogo no Pacto pelo México para continuar com a transformação do país.

"Do estado de Guerrero o PRI ratifica seu compromisso com as reformas transformadoras que este país não só necessita, mas são urgentes, para que os mexicanos vivam em melhores condições", declarou Camacho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade