PUBLICIDADE

América Latina

Oposição levanta dúvidas sobre estado de saúde de Hugo Chávez

26 dez 2012 - 18h54
(atualizado às 21h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O dirigente do partido Vontade Popular, Carlos Vecchio, afirmou nesta quarta-feira que “alguém está mentindo” sobre o estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, operado no último dia 11 de dezembro em Havana para retirada de tumores de um câncer. O líder opositor afirmou que as notícias sobre a saúde do presidente são contraditórias. Ele propôs que uma comissão mista de deputados viaje até Cuba e constate as condições de Chávez.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi operado em Havana no último dia 11 de dezembro
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi operado em Havana no último dia 11 de dezembro
Foto: Reuters

“Assistimos no dia 24 de dezembro, perto das 17h, o ministro Ernesto Villegas (Comunicação e Informação) dizer que o presidente estava em repouso absoluto e que havia registrado uma ligeira melhora. Cinco horas depois, perto das 23h, o vice-presidente da República (Nicolás Maduro) anuncia que o presidente está falando e fazendo exercícios”, afirmou Vecchio. “Ou mente o ministro Villegas ou mente o vice-presidente, mas esta informação é contraditória e estão desrespeitando os venezuelanos em um momento delicado”, completou.

Segundo Carlos Vecchio, para informar de maneira “clara” sobre saúde de Chávez uma comissão formada por deputados da base e da oposição deveria viajar até Havana para conversar com os médicos que atendem o mandatário venezuelano. Ele também voltou a propor, como havia feito no ano passado, que um grupo de médicos da Venezuela avalie as condições do presidente.

Desde que se submeteu à quarta cirurgia para tratar o câncer anunciado em junho de 2011, Chávez não apareceu. Ao contrário do que ocorreu das outras vezes, quando o presidente falava à nação via telefone, nessa fase do tratamento as notícias sobre sua saúde são passadas apenas por terceiros. Há um ano, Hugo Chávez chegou a anunciar que estava “totalmente curado” do câncer. Ele nunca informou em que parte do corpo sofre da doença.

Reações

Durante a solenidade de juramento da governadora eleita do Estado de Falcón, Stella Lugo, nesta quarta-feira, Nicolás Maduro voltou suas críticas para a cobertura que a mídia privada faz da evolução da saúde do presidente. Ele disse que alguns jornalistas e veículos, baseando-se em elucubrações, põem em dúvida a recuperação do presidente venezuelano. 

Sobre a possível contradição, o ministro da Comunicação Ernesto Villegas postou no Twitter um vídeo no qual um apresentador da televisão estatal da Venezuela diz que não há discrepância entre os discursos dos governistas.

Terceiro mandato

A Constituição da Venezuela diz que o presidente eleito deve tomar posse no dia 10 de janeiro. Chávez, que ganhou a eleição em outubro passado, deveria assumir para cumprir o seu terceiro mandato. No entanto, antes de viajar o próprio presidente, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, admitiu que poderia não estar em condições de tomar posse e pediu aos eleitores que, caso novas eleições fossem convocadas, votassem em Nicolás Maduro.

No entanto, nos últimos dias o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, aliado de Chávez, levantou a possibilidade de a posse ser adiada. A ideia causou as mais diversas reações. O candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, Henrique Capriles, admitiu que isso poderia ser feito. Outros opositores alegam que, se isso acontecesse, a Constituição do país seria desrespeitada.

Com informações do jornal El Universal e da Agência EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade