PUBLICIDADE

Mundo

ONU não descarta hipótese de Humala se tornar "Lula peruano"

15 abr 2011 - 22h15
(atualizado às 22h31)
Compartilhar

O diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a América Latina, Heraldo Muñoz, declarou nesta sexta-feira que não se deve descartar que o candidato nacionalista Ollanta Humala pode se transformar no "Lula do Peru". Humala, ex-militar e líder da coalizão de grupos nacionalistas e de esquerda Gana Peru, recebeu conselhos de assessores do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de moderar seu discurso radical e ampliar sua base eleitoral.

O candidato esquerdista Ollanta Humala foi o melhor colocado no primeiro turno das eleições peruanas
O candidato esquerdista Ollanta Humala foi o melhor colocado no primeiro turno das eleições peruanas
Foto: Reuters

Perguntado se Humala poderia tornar-se um "Lula peruano", Muñoz não descartou a hipótese. "Muitos pensavam que quando Lula fosse eleito faria um governo radical de um ex-dirigente sindical de esquerda. No entanto, Lula fez um governo pragmático de inclusão social, de crescimento econômico e de enormes transformações", disse. Segundo ele, "não há como supor que a plataforma eleitoral de um candidato necessariamente implicará na maneira em que ele vai governar".

Heraldo Muñoz também comemorou que as eleições presidenciais realizadas no último domingo representaram um exemplo de "boa saúde" que goza a democracia na América Latina. "O resultado das eleições peruanas foi surpreendente. O pleito foi concorrido e teve muitos candidatos", afirmou.

Ollanta Humala, vencedor do primeiro turno, enfrentará a candidata Keiko Fujimori (filha do ex-presidente Alberto Fujimori, preso por violações dos direitos humanos) no segundo turno para definir o novo presidente peruano em 5 de junho.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade