PUBLICIDADE

América Latina

ONU confirma destruição de sua sede no Haiti

13 jan 2010 - 00h21
(atualizado às 10h35)
Compartilhar

O edifício que abriga a sede das Nações Unidas no Haiti caiu após o forte terremoto, de magnitude 7 na escala Richter, que atingiu o país nessa terça-feira. "O edifício da ONU caiu. Estamos tentando conseguir mais detalhes do ocorrido, mas estamos tendo muitos problemas para entrar em contato com nosso pessoal", afirmou um porta-voz da instituição na sede central da ONU, em Nova York.

info Tremores atingem o Haiti
info Tremores atingem o Haiti
Foto: Terra

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos de Paz, Alain Le Roy, explicou em comunicado que seu departamento ainda trata de reunir informação sobre o tamanho dos danos e a situação do pessoal. "Podemos confirmar que a sede da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) em Porto Príncipe sofreu graves danos, da mesma forma que outras instalações da ONU", disse o responsável francês.

Le Roy assinalou que os contatos com o pessoal na capital haitiana são muito difíceis, devido ao fato de o sismo ter afetado a rede de telecomunicações do país. "Por enquanto, desconhecemos o paradeiro de um grande número de nossos empregados", reconheceu o subsecretário-geral, que expressou sua "profunda preocupação" pelas consequências do "catastrófico terremoto" que sofreu o país caribenho.

Por sua parte, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também expressou sua preocupação pela situação do Haiti após o terremoto de 7 graus na escala Richter. "Meu coração está com os haitianos após este devastador terremoto", disse Ban, que acrescentou que se sentia "muito preocupado pela tragédia que afeta aos haitianos e ao pessoal da ONU que se encontra no país". "Recebi alguns relatórios iniciais sobre o ocorrido e estamos seguindo os eventos muito de perto", afirmou o secretário-geral.

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nesta terça-feira. Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos. Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país.

O Haiti é o país mais pobre do continente americano. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. As Forças Armadas Brasileiras participaram do socorro às vítimas de furacões no país em 2004 e 2008.

EFE   
Compartilhar
Publicidade