PUBLICIDADE

América Latina

OEA deve mudar política antidrogas em três anos

5 jun 2013 - 23h58
(atualizado em 6/6/2013 às 00h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização dos Estados Americanos (OEA) poderá iniciar a mudança de sua política contra as drogas a partir de 2016, após obter um consenso na declaração final da Assembleia Geral que se realiza na cidade guatemalteca de Antigua, informou nesta quarta-feira o chanceler anfitrião, Fernando Carrera.

"Provavelmente, a estratégia 2016-2020 expressará uma renovação na política continental de combate às drogas", afirmou Carrera em entrevista coletiva, ao anunciar um "consenso oral" sobre a declaração final, após uma reunião privada entre chanceleres e chefes de delegações.

O debate, que reúne 26 chanceleres e delegados dos 34 membros ativos da OEA, gira em torno da busca de novas estratégias diante da evidência de que a atual política antidrogas americana, baseada na repressão, é um fracasso.

A discussão é baseada em um relatório elaborado pela OEA solicitado durante a Cúpula das Américas de 2012, em Cartagena (Colômbia), por iniciativa do presidente guatemalteco, Otto Pérez, visando buscar alternativas à guerra contra as drogas.

Carrera informou ainda que haverá uma reunião extraordinária da OEA no próximo ano para aprofundar a nova estratégia regional contra este flagelo, prevista para o primeiro semestre de 2014.

O chanceler destacou que antes da Assembleia Geral extraordinária será preciso aprofundar os insumos técnicos com a recopilação de informações, reuniões inter-regionais e análises da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS).

"Os insumo técnicos poderão ser discutidos no primeiro semestre do próximo ano, em uma data a ser definida, em uma assembleia geral extraordinária da OEA".

"Na Assembleia Extraordinária os chanceleres terão insumos técnicos (...) para ir aprofundando o diagnóstico e a elaboração de propostas".

"Posteriormente, na Assembleia Geral dos chanceleres procuraremos tratar da busca de resultados, de direcionamentos, o que seria o início de uma discussão para definir a estratégia continental contra as drogas para o período 2016-2020".

Segundo Carrera, a proposta será levada à "conferência mundial sobre política de combate às drogas convocada pelas Nações Unidas para 2016". "Com isto definimos um caminho para ir orientando e reorientado a política continental de combate às drogas" a partir de 2016, concluiu.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade