PUBLICIDADE

Mundo

OEA convoca conselho extraordinário sobre Honduras

9 nov 2009 - 21h12
(atualizado às 22h07)
Compartilhar

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizará nesta terça-feira uma sessão extraordinária para avaliar a situação em Honduras, após a interrupção do processo de execução do acordo que deveria pôr fim à crise.

O presidente rotativo do conselho, o embaixador colombiano Luis Alfonso Hoyos, convocou a sessão para as 13h (Brasília). Na sessão de quarta-feira passada, alguns países-membros da OEA, como o Brasil, já haviam mostrado preocupação com a demora na implementação do Acordo Tegucigalpa-San José.

Os Estados-membros pediram então ao secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, um novo relatório sobre a situação e asseguraram que não reconhecerão o resultado das eleições gerais de 29 de novembro caso o deposto Manuel Zelaya não fosse restituído.

O Acordo Tegucigalpa-San José, assinado em 30 de outubro, foi qualificado na sexta passada como um fracasso por Zelaya, já que não se chegou a um consenso com o presidente de fato, Roberto Micheletti, sobre a formação do Governo de unidade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade