PUBLICIDADE

América Latina

Obama nomeará pela primeira vez uma mulher para chefiar serviço secreto

26 mar 2013 - 18h55
(atualizado às 18h56)
Compartilhar

O presidente americano, Barack Obama, inovará nesta terça-feira ao nomear uma mulher para chefiar o Serviço Secreto, a polícia de elite encarregada de sua proteção pessoal e que foi salpicada por um escândalo de prostituição durante a cúpula interamericana no ano passado, na Colômbia.

Um funcionário americano confirmou a nomeação para o cargo de Julia Pierson, que deveria ser anunciada ainda esta noite.

Pierson trabalhou durante 30 anos para o Serviço Secreto, que além de se ocupar da proteção do presidente e de sua família, é encarregado de investigar eventuais falsificações de moedas e fraudes.

A fama desta polícia de elite foi afetada em abril de 2012, quando 12 de seus agentes causaram um escândalo após vazar que eles contrataram prostitutas durante a Cúpula Interamericana de Cartagena, na Colômbia, antes da chegada de Obama ao país. Nove deles foram demitidos, renunciaram ou se aposentaram após o incidente.

O chefe atual do Serviço Secreto, Mark Sullivan, desculpou-se pelo escândalo, que levou a agência a modificar algumas de suas pautas internas de funcionamento.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade