PUBLICIDADE

Mundo

Número de mortos por cólera chega a 500 no Haiti

6 nov 2010 - 19h41
(atualizado às 22h15)
Compartilhar

A epidemia de cólera que afeta o Haiti já matou cerca de 500 pessoas, informou neste sábado o Ministério da Saúde haitiano, em seu site na internet.

Falta de abrigo adequado aumenta contágio do cólera
Falta de abrigo adequado aumenta contágio do cólera
Foto: EFE

Os últimos números oficiais situam em 501 os mortos na epidemia de cólera contra 442 em 3 de novembro, enquanto o número de hospitalizados alcançou os 7,359 mil contra 6,742 mil na quarta-feira passada.

Embora seja uma doença de fácil tratamento, o cólera tem um período curto de incubação, às vezes de algumas horas, e causa uma diarreia que pode derivar rapidamente para uma desidratação severa, levando à morte. No Haiti não se confirmavam casos de cólera havia décadas.

As autoridades temem que a epidemia possa se acelerar, devido às inundações provocadas pelo furacão Tomas, que passou pelo Haiti na sexta-feira.

Além disso, 1,3 milhão de pessoas de uma população de 10 milhões vive em campos de refugiados e vulnerável às intempéries desde o devastador terremoto de janeiro, que deixou 250 mil mortos. As agências de ajuda advertem que o cólera pode se espalhar muito rapidamente nestas condições.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade