PUBLICIDADE

América Latina

Número de atingidos em incêndio no Chile sobe para 12,5 mil

16 abr 2014 - 01h29
(atualizado às 01h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Chile informou nesta terça-feira que já são 2,9 mil imóveis destruídos e 12,5 mil pessoas afetadas pelo incêndio que atingiu no último fim de semana a cidade de Valparaíso e que deixou até agora 15 mortos.

A informação foi divulgada pelo ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, que detalhou que não foram registrados hoje "focos ativos, mas o controle total do incêndio - que começou no último sábado - esperamos que aconteça amanhã".

O chefe do Gabinete da presidente chilena, Michelle Bachelet, disse à imprensa que foram entregues mais de mil toneladas de alimentos e ferramentas nesta terça-feira, que mais de dez mil pessoas foram vacinadas contra o tétano e a gripe e que começaram os trabalhos de retirada dos escombros.

Acrescentou que, a partir de amanhã, o trânsito de veículos nas diferentes colinas será rigidamente controlado, com o objetivo de permitir o fluxo normal de entrega de ajuda. "Isso será supervisionado por mais de 400 efetivos dos carabineiros (Polícia Militar)", ressaltou.

O funcionário também informou que entre a quinta-feira, dia 17, e o domingo, será estabelecida uma restrição para o trânsito de veículos particulares em todo o município de Valparaíso "o que, junto com outras medidas, nos permitirá o esvaziamento das vias para poder chegar com ajuda e proceder com a retirada dos escombros da melhor forma possível".

Centenas de bombeiros se esforçaram nesta terça-feira para apagar os últimos vestígios do incêndio para poder suspender, nas próximas 48 horas, o estado de emergência em Valparaíso. O intendente (governador) da região, Ricardo Bravo disse nesta noite que cerca de cinco mil pessoas estão trabalhando nas áreas devastadas pelo incêndio.

Segundo o jornal La Segunda, 15 mil jovens se inscreveram para trabalhar neste fim de semana (Semana Santa) nas áreas médicas, social e na limpeza do terreno, entre outras atividades.

As autoridades solicitaram insistentemente aos moradores de Santiago e de outras localidades próximas que deixem de viajar para Valparaíso neste fim de semana, um destino tradicional na Semana Santa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade