PUBLICIDADE

América Latina

Novo tremor de 6 graus atinge região chilena já afetada por terremoto

21 set 2015 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

Um tremor de 6 graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira as cidades de Coquimbo, Valparaíso e Santiago, nas regiões norte e centro do Chile, que já tinham sido afetadas pelo terremoto de magnitude 8,4 na quarta-feira passada, que deixou 13 mortos e mais de nove mil afetados.

O novo sismo, considerado uma réplica do tremor principal, é o segundo de alta magnitude registrado nesta segunda-feira, após um de 6,2 graus ocorrido de madrugada. Nenhum dos dois deixaram vítimas ou danos visíveis, de acordo com as autoridades.

A nova réplica foi registrada às 12h37 locais (mesmo horário em Brasília) com epicentro localizado no mar, 46 quilômetros ao noroeste da cidade de Canela Baja, conforme informou o Centro Sismológico Nacional, da Universidad de Chile.

Esse é o mesmo órgão que localizou o epicentro do terremoto da semana passada e, segundo os especialistas, seu epicentro esteve a 29,1 quilômetros de profundidade.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada chilena relatou que esse tremor não apresentou as condições necessárias para gerar um tsunami no litoral do país.

De acordo com o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o tremor foi percebido com intensidades de 3 a 5 graus na escala internacional de Mercalli em diversas localidades da região de Coquimbo.

Na região de Valparaíso, as intensidades variaram de 3 a 4 graus, já na parte metropolitana de Santiago, o sismo foi detectado com cerca de 2 graus, detalhou a Onemi.

"Preliminarmente não foram reportados danos a pessoas, infraestrutura ou alteração de serviços básicos por esse sismo", garantiu o organismo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade