PUBLICIDADE

América Latina

Novo presidente paraguaio possibilita melhores relações, diz Dilma

15 ago 2013 - 07h22
(atualizado às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff, que participa nesta quinta-feira da cerimônia de posse do presidente eleito do Paraguai, Horácio Cartes, afirmou em Assunção que o novo líder paraguaio vai possibilitar uma melhora nas relações entre os dois países.

Após reunião com Cartes na capital paraguaia na quarta-feira à noite, Dilma disse também que considera muito importante para o Mercosul a reintegração do Paraguai, decisão aprovada por Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela no mês passado.

"Acredito que a presença do presidente Horácio à frente do governo do Paraguai vai propiciar que as nossas relações deem um salto qualitativo", disse Dilma, de acordo com transcrição de entrevista a repórteres divulgada pela Presidência.

Sobre a volta do Paraguai ao Mercosul, a presidente afirmou que tanto o governo de Assunção como o bloco serão beneficiados. O Paraguai foi suspenso do Mercosul no ano passado, depois do rápido impeachment do então presidente Fernando Lugo, mas o bloco decidiu em julho por sua reincorporação.

"Acho que para o Mercosul a vinda do Paraguai é muito importante, e também acredito que para o Paraguai também é muito importante a volta ao Mercosul", afirmou Dilma, que citou a disponibilidade de um fundo do Mercosul para projetos de integração da infraestrutura do continente que beneficiaria o desenvolvimento do Paraguai.

Segundo a presidente, Cartes confirmou que vai comparecer a uma reunião de cúpula da Unasul em 30 de agosto em Paramaribo, Suriname.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade