PUBLICIDADE

Mundo

Noriega será extraditado ao Panamá neste fim de semana

7 dez 2011 - 14h49
(atualizado às 15h02)
Compartilhar

O ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega voltará ao Panamá "neste fim de semana" para ser preso imediatamente em uma prisão comum, anunciou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores, Roberto Henriquez.

Em declarações à rede de televisão "TVN2", Henriquez assegurou que a extradição de Noriega - que desde 2010 se encontra na França, cumprindo uma pena por lavagem de dinheiro -, será realizada "este fim de semana", mas não especificou o dia.

"Noriega vai chegar ao Panamá neste fim de semana e será levado imediatamente para uma prisão. Posso antecipar que ele não ficará em nenhuma prisão de luxo", disse o chanceler, que desmentiu as informações que o ex-ditador receberia um tratamento especial.

"É uma prioridade de nosso Governo, gostando ou não. Porém, também temos a responsabilidade de garantir a segurança e a integridade do réu em sua mudança da França até o Panamá", acrescentou Henríquez, que lembrou o assassinato de Benigno Aquino na pista do aeroporto de Manila quando voltou do exílio em 1983.

"Manuel Antonio Noriega tem que chegar ao Panamá são e salvo (...) Nós não podemos nos dar ao luxo que no Panamá ocorra algo fora do previsto. Nós somos um país civilizado", insistiu o ministro.

Henriquez afirmou que o que fora um "homem forte" no país, entre 1983 e 1989, será preso na "El Renascer", um presídio de segurança máxima a cerca de 40 quilômetros da capital panamenha. Porém, ele ficará em uma cela diferente do "duplex bem mobiliado" que mostrado recentemente pela televisão local.

Sobre a possibilidade de Noriega cumprir pena em regime domiciliar, devido a sua idade avançada, o chanceler afirmou que a decisão "será tomada pelo sistema judiciário".

"Essa resposta não cabe ao Executivo, nem ao presidente Ricardo Martinelli, nem a mim e nenhum de nós", assegurou o chanceler, que lembrou que no Panamá há quem peça um "tratamento humano" para o ex-ditador, enquanto outros reivindicam que se aplique a lei com todo rigor para "lembrar o que Noriega causou no Panamá".

O chanceler indicou que a comissão que foi enviada a Paris para preparar a mudança de Noriega, formada por dois representantes do Ministério das Relações Exteriores, um médico e dois agentes policiais especialistas em mudanças de presos, começou a trabalhar e, inclusive, já realizou uma avaliação médica no ex-ditador.

Desde 2010, Noriega cumpre pena na prisão de Santé, na França. Anteriormente, o ex-ditador ficou preso 20 anos nos Estados Unidos, país que derrubou a ditadura militar no Panamá em dezembro de 1989.

Noriega foi o último general (entre 1983 e 1989) que governou o Panamá durante esse período ditatorial, que foi iniciado em 1968 com um golpe liderado pelo general Omar Torrijos, falecido em 1981.

EFE   
Compartilhar
Publicidade