PUBLICIDADE

América Latina

Neonazista causa confusão em encontro de vítimas colombianas

4 ago 2014 - 00h54
(atualizado às 00h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um infiltrado neonazista provocou neste domingo uma grande confusão entre vítimas do conflito armado colombiano durante a primeira jornada do fórum nacional realizado em Cali (sudoeste), destinado a aglutinar propostas que serão enviadas à mesa de negociação de paz entre o governo e as Farc.

O indivíduo foi identificado como Eduardo Romano, ex-comandante da organização neonazista Terceira Força, que se infiltrou entre vítimas das Farc durante toda a jornada.

Segundo versões dos presentes, Romano, que se declara vítima desta guerrilha, esteve durante toda a jornada alterando os ânimos das vítimas, que protagonizaram um protesto contra a ONU, organizadora do evento junto com a Universidade Nacional.

Ao término dos debates da mesa principal, meia centena de presentes, ao grito de "Somos vítimas das Farc!", taparam uma das saídas do auditório principal, onde reivindicaram ter mais participação na jornada seguinte.

Minutos mais tarde a tensão derivou em uma grave confusão quando várias vítimas começaram a gritar contra Romano ao perceber que tirava fotos dos presentes, e alguns assinalaram que as estava postando na internet.

A tensão aumentou então, pois muitas das vítimas presentes neste fórum estão ameaçadas de morte por grupos armados, e finalmente Romano foi golpeado por um indivíduo. A segurança do recinto, que tentou separar ambos, usou uma pistola elétrica Taser, o que gerou gritos e a perseguição a Romano por parte de quase 200 vítimas.

Em vários momentos, a situação provocou que o indivíduo ficasse preso entre a multidão, que em nenhum momento parou de gritar "Neonazista!" e "Colômbia necessita paz!". Nem sequer a intervenção de Fabrizio Hochschild, diretor da ONU na Colômbia, conseguiu tranquilizar a multidão.

Hochschildm que teve que escoltar Romano, revisou pessoalmente a câmera e assegurou posteriormente à imprensa que seu conteúdo tinha sido apagado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade