PUBLICIDADE

América Latina

Negociador das Farc morre em bombardeio do governo colombiano

27 mai 2015 - 15h20
Compartilhar
Exibir comentários

A campanha de bombardeios das Forças Armadas da Colômbia contra a guerrilha esquerdista do país matou um rebelde que participou da equipe de negociação de paz que acontece em Cuba, disse um comandante guerrilheiro nesta quarta-feira.

Jairo Martínez, veterano de dois processos de paz diferentes, foi um dos 27 rebeldes mortos na última quinta-feira na província de Cauca durante uma operação que levou os membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) a encerrarem um cessar-fogo unilateral que durava cinco meses.

Martínez também esteve envolvido nas conversas de paz durante o governo do presidente Andrés Pastrana, que ocupou o cargo entre 1998 e 2002. Embora fosse participante ativo das negociações em Havana, ele estava na Colômbia em uma missão educativa quando foi vitimado pelo ataque, declarou Pastor Alape, um líder das Farc, aos repórteres na capital cubana.

“Jairo Martínez, membro da delegação de paz das Farc em Havana, estava entre os guerrilheiros que foram assassinados”, afirmou Alape.

Depois ele acrescentou uma mensagem ao atual presidente colombiano, Juan Manuel Santos: “As conversas de paz não irão progredir com banhos de sangue, presidente Santos”.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade