PUBLICIDADE

Mundo

Não há mortes, mas susto foi "muito forte", diz Calderón

20 mar 2012 - 17h47
(atualizado às 18h24)
Compartilhar

O presidente do México, Felipe Calderón, afirmou nesta terça-feira que ainda não houve relatos sobre mortes no violento terremoto de magnitude 7,4 ocorrido nas regiões central e sul do país, abalo classificado pelo governante como "um susto muito forte".

Moradores da Cidade do México reagem após sentir o terremoto de 7,4 graus que atingiu o sul do México
Moradores da Cidade do México reagem após sentir o terremoto de 7,4 graus que atingiu o sul do México
Foto: AFP

Especial: os piores terremotos do século

Em Monterrey, Calderón disse que até agora só há registro de pequenos danos que "estão sendo verificados e reparados". "Os hospitais, as clínicas, estão funcionando bem, com normalidade, alguns vidros estão quebrados, muito susto, muito pânico, é certo, mas estamos bem", acrescentou.

Calderón, que esteve em contato com o governador da capital mexicana, Marcelo Ebrard, disse que na Cidade do México também não há "danos de grande proporção". No entanto, o presidente reconheceu que após o tremor houve "muitas cenas de pânico" e "muitos edifícios" tiveram que ser evacuados em diversos pontos do país.

Além disso, Calderón declarou que Ángel Aguirre, governador de Guerrero, Estado onde foi registrado o epicentro do tremor, disse que não havia "perdas de vidas humanas" e que as equipes de resgate tinham se deslocado para o município de Ometepec, na Costa Chica, região mais afetada pelo terremoto.

O tremor
O terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região de Oaxaca, no Estado de Guerrero, no sul do México, às 12h02 desta terça-feira (15h02 pelo horário de Brasília). De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a aproximadamente 20 km de profundidade e a 190 km a leste da cidade de Acapulco, na costa mexicana do Oceano Pacífico.

Inicialmente, a estimativa do USGS era de um tremor de 7,9 graus, a uma profundidade de 17,5 km. A magnitude chegou a ser ajustada para 7,6 antes de ser confirmada com o atual valor. O Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, por sua vez, havia estimado entre 6,5 e 6,6 graus a magnitude do tremor, corrigindo o número posteriormente para 7,8 - dado não compartilhado pelo serviço de medição dos Estados Unidos. Após o tremor principal, foram registradas no mínimo seis réplicas - a mais forte foi de 5,3 graus, segundo o SSN.

Mapa mostra a localização do epicentro

EFE   
Compartilhar
Publicidade