PUBLICIDADE

América Latina

Na Câmara, Yoani Sánchez critica embargo americano contra Cuba

20 fev 2013 - 14h29
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A blogueira cubana Yoani Sánchez criticou nesta quarta-feira o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba, em vigor desde 1962. Segundo a dissidente, mais do que a gritante ingerência de um país sobre outro, o embargo é utilizado pelo governo cubano para justificar seus problemas econômicos e a repressão política sobre os cidadãos da ilha.

“Minha posição sobre o embargo norte-americano é que deve terminar já, o quanto antes. Não é apenas a minha posição de agora, mas a de sempre. Não funciona mais. A ideia original era criar uma situação em que os cubanos fossem às ruas protestar contra o governo. Isso foi um fracasso. O que acontece, hoje, é que o embargo é a razão fundamental para que nosso governo não explique seu fracasso econômico e a repressão política. Quero que o embargo acabe para ver como o governo cubano vai se explicar”, respondeu a blogueira após ser questionada pelo deputado Glauber Braga (PSB-RJ).

Yoani também criticou a prisão da base naval de Guantánamo, no sudeste de Cuba, controlada pelos Estados Unidos e alvo de protestos contra as práticas de tortura ali realizadas. A cubana se declarou uma pessoa civilizada e, como tal, não pode admitir violência de qualquer país, seja de Cuba, seja dos Estados Unidos.

A blogueira cubana aproveitou para criticar a campanha feita pelo governo de seu país contra o tour de 80 dias que está fazendo por nove países, entre eles Brasil, Holanda, Espanha e Estados Unidos. Para Yoani, o governo comandado por Raúl Castro deveria usar o dinheiro que vem sendo gasto para financiar protestos por onde ela passa em escolas e investimentos na ilha.

Visita de Yoani Sánchez interrompe sessão e revolta deputados:

“Todo o financiamento da minha viagem é transparente. Minha passagem foi comprada com a ajuda de outros blogueiros. Em Nova York, minhas despesas serão custeadas por universidades nas quais farei palestras. Na Espanha, pelos organizadores de um prêmio que vou receber. Na Flórida, minha irmã vai pagar tudo para me receber. Vou por aí graças à solidariedade de ‘pequenas pessoas’ como eu”, disse.

Tumulto

O convite para a vinda de Yoani Sánchez a Brasília foi feito pelo deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), após manifestantes terem impedido a exibição do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, para o qual foi entrevistada, em Feira de Santana, na Bahia. A cubana desembarcou no Brasil na última segunda-feira, depois de uma longa batalha para conseguir sair de Cuba. Durante seis anos, a dissidente solicitou autorização para viajar para o exterior por 20 vezes, mas teve todos os pedidos negados. 

Dias antes de sua chegada, a revista Veja publicou matéria sobre uma articulação promovida pela embaixada de Cuba no Brasil. Em reunião convocada pelo embaixador Carlos Zamora, foi combinado uma série de protestos contra a blogueira. No encontro também foi distribuído um CD contendo um dossiê contra a cubana. O Palácio do Planalto confirmou que o assessor da Presidência da República, Ricardo Augusto Poppi Martins, participou da reunião.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade