PUBLICIDADE

América Latina

Mujica tenta frear projeto de legalização da maconha no Uruguai

18 dez 2012 - 23h40
(atualizado em 19/12/2012 às 00h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Uruguai, José Mujica, reconheceu nesta terça-feira ter pedido aos legisladores do seu partido que "freassem" a tramitação da iniciativa que pretende legalizar a compra e a venda da maconha e fazer do Estado seu único gerente - iniciativa que ele próprio promoveu -, porque a sociedade ainda "não está madura".

Em declarações recolhidas pelo Canal 10 da televisão uruguaia, o Mujica indicou que seu desejo é que o desenvolvimento deste projeto seja feito de forma "suave", até que a população entenda o que se pretende com a medida.

O líder se expressou assim depois da divulgação de uma pesquisa na qual 64% dos uruguaios se disseram contra o projeto, incluindo 53% dos eleitores da governante coalizão de esquerda Frente Ampla (FA). "Não votem uma lei porque têm maioria no Parlamento. A maioria tem que estar na rua, e o povo tem que entender que com tiros e prisões o que fazemos é dar um mercado ao narcotráfico", disse Mujica.

O presidente aposta então em aprofundar o debate público sobre a legalização da maconha e se mostrou confiante de que, por fim, o povo uruguaio "entenderá que estamos em uma guerra e que esta é uma artilharia que não prejudica ninguém". O governo uruguaio apresentou a iniciativa de legalizar a maconha como parte de um plano para combater o narcotráfico ao tirar seu mercado e evitar que os consumidores precisem frequentar ambientes pouco seguros para comprá-la.

O projeto de lei que vem sendo estudado pelo Parlamento uruguaio autoriza o Estado a assumir "o controle e a regulação de atividades de importação, exportação, plantação, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição de cannabis e seus derivados".

Além disso, seria permitido o "autocultivo" de até seis plantas de maconha, com uma colheita máxima de 480 gramas anuais, para uso doméstico "destinado ao consumo pessoal ou partilhado dentro do lar". Também se permitiria a instalação de clubes com até 15 membros que poderiam cultivar 90 plantas de maconha.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade