PUBLICIDADE

América Latina

Mujica pede ajuda internacional para processo de paz na Colômbia

2 jun 2013 - 12h55
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Uruguai, José Mujica, convocou a comunidade internacional a colaborar "em tudo o que for possível" para o processo de paz na Colômbia, considerado por ele o acontecimento mais importante na América Latina atualmente, em uma entrevista ao jornal espanhol El País.

"Agora estamos em uma encruzilhada: a coisa mais importante que está acontecendo na América Latina é a tentativa de construir paz na Colômbia. É uma das coisas mais importantes que já aconteceram nas últimas décadas e é preciso tentar ajudar em tudo o que for possível", considerou Mujica em uma longa entrevista ao jornal espanhol El País neste domingo.

O presidente de esquerda, de 78 anos, considera Juan Manuel Santos "um homem aberto" que "deve receber um caloroso apoio da comunidade internacional".

"Tem obstáculos muito grandes porque tantos anos de guerra se transformaram em interesses contraditórios, em um monte de coisas e, obviamente, em muita dor", disse.

As negociações de paz entre o governo colombiano e a guerrilha das Farc começaram em Oslo em outubro e desde então avançam em Havana.

As negociações em Havana são a quarta tentativa desde a década de 1980 de chegar a um acordo de paz na Colômbia, atingida por um conflito armado entre o Estado, as Farc e outras guerrilhas desde os anos 70 no qual mais de 100.000 pessoas morreram e mais de 3,7 milhões foram deslocadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade