PUBLICIDADE

América Latina

Mujica critica o Mercosul: 'é uma má união aduaneira'

Para o presidente uruguaio, os países do bloco precisam discutir o seu destino

1 mar 2013 - 18h24
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Para José Mujica, o Mercosul precisa negociar novos acordos</p>
Para José Mujica, o Mercosul precisa negociar novos acordos
Foto: Reuters

O presidente do Uruguai, José Mujica, disse nesta sexta-feira que o Mercosul é “uma má união aduaneira” e que o bloco deveria discutir o seu destino. Falando na emissora de rádio M24, Mujica defendeu novos acordos de livre comércio entre os países que fazem parte do bloco – Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, enquanto o Paraguai segue suspenso desde o impeachment de Fernando Lugo.

“Não podemos e nem devemos nos enganar. Nos últimos anos o Mercosul está estancado e com crescentes dificuldades para comercializar entre seus sócios”, afirmou o presidente. Ele considerou que “ainda existe vontade bilateral”, mas que isso se concentra nas relações com o Brasil. “A verdade é que todos no bloco temos dificuldades de caráter paquidérmico para avançar”, completou.

Pepe Mujica também alertou que os países deve estar atentos à intenção dos Estados Unidos da União Europeia de criar um “grande espaço de livre comércio” entre eles. “Esse acordo implicaria, no mundo de hoje, crescentes dificuldades de entrar nestes mercados para aqueles que estão fora desses acordos”, disse.

O presidente ainda afirmou que recebeu ofertas “muito interessantes” de alianças comerciais com a Coreia do Sul, mas que ainda não tomou uma decisão porque persiste “o dilema do Mercosul”. “Há um terro de ficar sozinho”, disse Mujica.

Com informações do jornal El País e da Agência EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade