PUBLICIDADE

América Latina

Rebelião em presídio no México deixa 50 mortos e 70 feridos

11 fev 2016 - 11h24
(atualizado às 16h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Um motim em um complexo penitenciário de Topo Chico, na cidade de Monterrey, no México, provocou a morte de ao menos 40 pessoas nesta quinta-feira (11), na véspera da viagem que o papa Francisco realizará ao país. De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Nuevo León, a situação já está sob controle.

A imprensa mexicana publicou que o motim teria começado pela manhã e que vizinhos da prisão alertaram que um grupo de detentos tinha se apoderado de um dos pavilhões por volta da meia-noite e iniciado um incêndio. Do lado de fora, foram ouvidas explosões e granadas. O motim teria sido iniciado para despistar a fuga de líderes de facções, como traficantes do cartel Los Zetas.

Foto: EFE

Ainda não há um número oficial de vítimas e feridos. Enquanto o jornal El Norte de Monterrey fala de 50 mortos e 70 feridos, a emissora Foro TV estima ao menos 40 falecimentos. As ruas próximas ao centro de detenção foram fechadas e dezenas de familiares de presos tomaram as vias para tentar colher notícias sobre a rebelião e as vítimas.

Em 2012, uma revolta na prisão de Apodaca terminou com a morte de 40 pessoas e com a fuga de 30 prisioneiros. O papa Francisco iniciará amanhã uma viagem oficial ao México. No dia 17, o líder da Igreja Católica visitará uma prisão de Ciudad Juarez, município com um dos índices de violência mais altos do mundo.

Veja mais fotos:

Foto: EFE
Foto: EFE
Foto: EFE
Foto: EFE
Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade