PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Corpo de Chávez é velado na Academia Militar de Caracas

O velório foi aberto ao público na noite desta quarta-feira; Chávez morreu de câncer aos 58 anos

6 mar 2013 - 21h49
(atualizado às 22h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Cristina Kirchner, José Mujica e Evo Morales participam do primeiro dia dos atos fúnebres em homenagem a Chávez
Cristina Kirchner, José Mujica e Evo Morales participam do primeiro dia dos atos fúnebres em homenagem a Chávez
Foto: Reprodução/Telesur / AFP

O caixão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi instalado nesta quarta-feira em uma capela na Academia Militar de Caracas após um cortejo de sete horas que parou a capital venezuelana. O corpo do chefe de Estado venezuelano foi transferido à sala onde os presidentes de Argentina, Cristina Kirchner; Bolívia, Evo Morales; e Uruguai, José Mujica, fizeram a primeira recepção de honra.

Posteriormente, o agora presidente interino, Nicolás Maduro, e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, permaneceram ao lado do caixão junto com outros integrantes do governo. Depois chegaram os filhos do presidente: Rosa Virgínia, María Gabriela, Hugo e Rosinés, assim como uma das netas de Chávez, no meio de uma longa ovação dos presentes.

<p>Cortejo até a Academia Militar durou sete horas e reuniu milhares de pessoas</p>
Cortejo até a Academia Militar durou sete horas e reuniu milhares de pessoas
Foto: AFP

O caixão percorreu oito quilômetros entre o Hospital Militar e a capela preparada na Academia, que faz parte da base Fuerte Tiuna, um complexo de edifícios e instalações militares. O corpo de Chávez foi recebido na Academia com uma marcha militar e a saudação de seus antigos companheiros de armas postados ao lado de um caminho marcado por um tapete vermelho e resguardado por cadetes com espadas.

Nos arredores ficou uma multidão que aguarda para dar o último adeus ao líder da revolução bolivariana, que também foi levado nos ombros pelo ministro da Defesa, almirante Diego Molero, e outros integrantes do corpo militar. O caixão, envolvido na bandeira tricolor da Venezuela, todo o tempo ia precedido por um integrante da Guarda de Honra Presidencial que levava a espada do libertador Simón Bolívar durante sua entrada no recinto.

No local foi celebrada uma cerimônia religiosa na qual participaram sacerdotes e pastores evangélicos e que reuniu parentes liderados pela mãe do governante, Elena Chávez, assim como integrantes do gabinete e outros funcionários do Executivo.

Multidão presta homenagens para Chávez em cortejo fúnebre:

Uma maré vermelha de seguidores de Chávez acompanhou o cortejo fúnebre que partiu na manhã de hoje depois de uma cerimônia religiosa no Hospital Militar, onde o homem que governou Venezuela durante os últimos 14 anos morreu ontem por causa de um câncer diagnosticado há 20 meses.

A Academia Militar, segundo explicou ontem o chanceler Elías Jaua, foi escolhida como lugar para despedir-se de Chávez, porque, como o próprio líder tinha manifestado, é "o berço da revolução bolivariana" e "o lugar onde nasceu o presidente Chávez".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade