PUBLICIDADE

América Latina

Morre a primeira pessoa submetida à eutanásia na Colômbia

Caricaturista "Matador" havia lançado uma campanha através da imprensa para denunciar a situação de seu pai

3 jul 2015 - 13h38
(atualizado às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Na quinta-feira, um comitê de especialistas da clínica na qual González era tratado autorizou finalmente a aplicação da eutanásia
Na quinta-feira, um comitê de especialistas da clínica na qual González era tratado autorizou finalmente a aplicação da eutanásia
Foto: El Universal / Reprodução

O colombiano Ovidio González, um homem de 79 anos que sofria de um câncer raro no rosto, morreu nesta sexta-feira na cidade de Pereira, departamento (estado) de Risaralda (centro), após a prática da eutanásia, a primeira na história do país, informaram fontes familiares aos meios de comunicação locais.

A informação foi divulgada pelo jornal El Tiempo, no qual trabalha seu filho, o caricaturista Julio César González "Matador".

Siga o Terra Notícias no Twitter

Na quinta-feira, um comitê de especialistas da clínica na qual González era tratado autorizou finalmente a aplicação da eutanásia, depois que na semana passada a reunião para o procedimento foi cancelada 15 minutos antes de começar.

"Matador" explicou a vários meios o cancelamento da quinta-feira passada. Um médico da clínica "alegou que para cumprir com esse direito, ele (o doente) tinha que estar completamente prostrado, e que como está pode viver mais tempo", assinalou.

Veja as principais notícias de 03/07 no Brasil e no mundo:

Além disso, "Matador" assinalou que o câncer não tinha metástase em outros órgãos, por isso que não era terminal, apesar de lhe causar grande dor que não podia ser combatida, mas tratada com paliativos.

O caricaturista lançou uma campanha através da imprensa para denunciar a situação de seu pai e reivindicar apoio para continuar com o procedimento.

Perante a polêmica que gerou o caso no país, o Ministério da Saúde tinha pedido na terça-feira passada às instituições e profissionais da área médica para acompanhar os procedimentos estabelecidos para aplicar a "morte antecipada com alto sentido humanitário".

Na edição de hoje de El Tiempo, "Matador" publicou uma charge na qual pode-se ver seu pai carregando duas malas e dizendo para a morte que "adora viajar".

Através de sua conta no Twitter e sob o slogan "pelo direito a morrer dignamente", também retuitou uma imagem de seu pai abraçado à morte, a qual lhe diz: "Vamos descansar dom Ovidio".

O Ministério da Saúde da Colômbia regulamentou o uso da eutanásia no dia 20 de abril seguindo um mandato da Corte Constitucional.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade