PUBLICIDADE

América Latina

Morales recebe 'honoris causa' em Roma e o dedica ao movimento indígena

6 nov 2015 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Bolívia, Evo Morales, recebeu nesta sexta-feira o título de doutor "honoris causa" da Universidade de La Sapienza de Roma, e o dedicou à unidade do "importante" movimento indígena e sua reivindicação por liberdade.

"Estou verdadeiramente surpreso por esse reconhecimento. Digo a esta prestigiada, antiga, e muito respeitada universidade que esse reconhecimento é dedicado à unidade de um setor muito importante como o indígena", destacou o presidente em seu discurso.

Morales disse que a reivindicação do povo indígena por "liberdade e soberania econômica" que o colocou no governo. Também falou sobre uma "nova Bolívia" e lembrou os tempos nos quais "os políticos eram conhecidos como farsantes e delinquentes" no país.

"Nós mesmos governamos nos libertando de todas as imposições externas. É custosa a busca pela igualdade. É custoso, sobretudo, questionar um sistema e um modelo fracassado. Aprendemos com alguns líderes a perder o medo, a não nos submeter. É parte de nossa grande luta", argumentou Morales, criticando a oposição, o imperialismo dos Estados Unidos, as classes oligárquicas e a "bênção do Fundo Monetário Internacional (FMI)".

Morales apresentou uma Bolívia que está mudando, que realizou importantes conquistas na luta contra a pobreza e que, neste ano, "registrará o maior crescimento na América Latina".

O país quer se transformar "no centro energético" da região. E, segundo o presidente, o governo está atualmente em negociação para começar a exportar energia a partir de 2017, aproveitando as necessidades de vizinhos como o Brasil e a Argentina.

Após o discurso, Morales foi aplaudido e recebeu o título das mãos do reitor da Universidade de La Sapienza, Eugenio Gaudio, que elogiou o líder boliviano ao afirmar que "se há um expoente político que merece uma distinção, esse é ele".

"Evo representa uma absoluta novidade no panorama internacional e mudou os esquemas da comunicação. Em um continente cada vez mais em evolução, rico em recursos, representa o rosto da inovação", disse.

O evento encerrou a passagem de Morales pela Itália, onde também se reuniu com parlamentares dentro de um tour pela Europa que o levará nos próximos dias à França e à Irlanda.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade